A administração municipal do Lubango vai criar em 2008 uma rádio comercial em cuja gestão do empreendimento estará entregue as próprias autoridades administrativas da cidade capital da província da Huíla, anunciou no Lubango o administrador municipal.
Vigílio Tyova, que falava por ocasião dos cumprimentos de fim de ano, anunciou ainda como medidas que visam a injecção de nova dinâmica na estrutura de funcionamento do município em 2008, algumas mexidas na estrutura governativa do Lubango, fazendo recurso ao novo estatuto da cidade já publicado em Diário da República.
Referindo-se à abertura no próximo ano daquela que se irá designar Rádio Lubango, o administrador municipal, disse encontrar-se já nacidade todo o equipamento de suporte da emissora estando em curso a criação das respectivas instalações. «Também ainda no próximo ano teremos portanto a inauguração de uma rádio cidade designada Rádio Lubango para a qual estamos a preparar as instalações pois os equipamentos já estão disponibilizados pelo Ministério da Comunicação Social».
Segundo o homem forte da capital da província da Huíla, a falta de recursos financeiros forçou a não execução de vários projectos que visavam o desenvolvimento da cidade, que diga-se pouco ou quase nada registou no ano que se presta em terminar.
São muitos os projectos de obras que se transferem para 2008, que vão desde à melhoria no abastecimento de água e energia aos munícipes até a urbanização e loteamento para a construção de residências unifamiliares e unidades fabris. «A carência de recursos financeiros condicionou e adiou mais uma vez a execução de importantes acções e projectos prioritários para a administração municipal do Lubango designadamente, a recuperação dos passeios da cidade a recelagem das ruas e avenidas da cidade, a reabilitação dos principais jardins da cidade, a melhoria do abastecimento de água às populações, o fornecimento de energia eléctrica, a urbanização e loteamento de zonas para a concessão de terrenos para a construção de residências unifamiliares e unidadesfabris e outras de grandes superfícies, a construção de novo cemitério e a construção de uma nova morgue principal».
A cidade do Lubango considerada como a mais importante no eixo das quatro cidades que compõem a região sul, nomeadamente Namibe, Ondjiva,na província do Cunene, e Menongue, no Kuando Kubango, precisa de da routro salto qualitativo em matéria de desenvolvimento se quiser mantero estatuto que ostenta na região.
As autoridades municipais acreditam que com o novo estatuto domunicípio e a aprovação pelo governo central da lei que confere aosmunicípios o estatuto de unidades orçamentais a partir de 2008 possamessas medidas conferir outra dinâmica no desenvolvimento da antiga Sáda Bandeira. (TA)