terça-feira, 17 de outubro de 2017

Divagações | DECLARAÇÃO DE INTERESSE | A propósito do defunto GRECIMA

O assunto do mês será sem sombra de dúvidas a exoneração de Manuel Rabelais e a consequente extinção do GRECIMA, acrónimo de (Gabinete de Revitalização e Execução da Comunicação Institucional e Marketing da Administração). As competências, gestão do património e recursos humanos, segundo o comunicado difundido ontem, passam para a esfera do Secretário do PR para a comunicação, o meu bom confrade Luís Fernando.

João Lourenço (JLo) fez e vai fazendo de facto história enquanto timoneiro do novo executivo com estas mexidas de quadros e sectores, procurando alinhar a caminhada ao discurso de campanha, consubstanciado em "Corrigir o que está mal e melhorar o que está bem".

Sua excelência eu, que carrega uma aversão congénita à pessoalização de líderes, dado o risco de alimentar aquele endeusamento ou o seu oposto, a diabolização, decorrente do elevar de líderes a um patamar acima das instituições, prefere considerar que se trata de uma estratégia do partido que serve de substrato à liderança. Também não alinha sua excelência eu numa alegada caça às bruxas, que vem sendo aventada nesta era das redes sociais em que cada internauta (assumido ou anónimo) já nasceu detentor de todas formações e informações.

Quanto ao GRECIMA, o meu lado de jornalista (que preferiu ganhar o pão em outro ramo) considera pertinente o fim do seu papel, pois a sobreposição de entidades tutelares não facilitava a já complexa questão da autonomia do profissional de informação, que tinha de levar em linha de conta a existência do conselho de administração do órgão a que pertencia, o ministério da comunicação social e indirectamente os serviços de imprensa e cultura do PR. Querendo ou não, a auto-censura só podia sair ainda mais nutridinha.

Já por outro lado, manda a coerência intelectual, neste ponto da nossa história, proceder a uma declaração de interesse. Através do concurso literário público para a Bolsa Ler Angola, de âmbito nacional, campanha AMO ANGOLA, o escritor Gociante Patissa remeteu em 2013 o original de contos FÁTUSSENGÓLA, O HOMEM DO RÁDIO QUE ESPALHAVA DÚVIDAS, no segmento considerado novos autores, tendo sido uma das 11 obras apuradas por um painel de júri multidisciplinar. 

O GRECIMA, dono da iniciativa, cuidou da edição (2 mil e 500 exemplares, como preço de capa de quinhentos kwanzas), publicação no ano de 2014, distribuição pela rede Kero e promoção do livro através de spots no Canal 2 da TPA durante um ano. Recebeu ainda o autor, via banco, o prémio pecuniário de 250 mil kwanzas pelos royalties, mais 60 por cento das vendas, por sua vez geridas pela Texto Editores, o que totalizou perto de 400 mil kwanzas. Portanto, o GRECIMA poderá ter feito pela promoção da literatura em três anos de existência muito mais do que algumas instituições vocacionadas no ramo. 

De realçar que dominar os meandros do orçamento global daquela instituição sustentada pelo Orçamento Geral do Estado escapa ao escopo de minha relação com o GRECIMA. Quaisquer dúvidas e omissões serão dirimidas pela história. A transparência libertar-nos-á e sua excelência seguirá pautando pela “Humildade, Justiça e Solidariedade”. Ainda era só isso. Obrigado.
Gociante Patissa | Benguela, 17 Outubro 2017 | www.angodebates.blogspot.com
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas