Organizado por António Quino, «Balada dos Homens que Sonham» nasceu do interesse da União dos Escritores Angolanos em promover mais a literatura angolana a nível internacional.
Segundo o coordenador, o livro foi organizado com o objectivo de condensar textos literários em prosa, iniciando um volume de textos de autores que se tenham revelado ou publicado entre 1980 e 2010, e cujo teor expresse interesse, contexto, realidade, consciência colectiva, escolhas estéticas e temáticas de Angola e dos angolanos.
«A escala dos contistas foi disposta numa hierarquia que obedece à data dos seus nascimentos», esclarece António Quino. «Assim, iniciámos com os contos dos autores mais velhos e terminámos com os dois mais novos, criando uma espécie de pico que tem no cimo memórias mais distanciadas do presente e, na ponta, um presente menos pretérito. Aqui reside um dos substratos dos contos dos «catorze apóstolos» presentes nesta antologia. Um silêncio que fala e convoca o leitor, pois muito fica por ser dito na incompletude das formas, ideias e coisas muito directas dos verbos exprimir e comunicar»
Nota do Angodebates: Gociante Patissa (1978) é o mais novo entre os autores nesta antologia e participa com dois contos, nomeadamente, "A Última Ouvinte" e "Um Natal com a Avó".
4 Deixe o seu comentário:
Antes de mais, endereço-lhe os meus sinceros parabéns por estar incluído na antologia.
Mesmo não podendo estar presente na apresentação do livro (a Póvoa de Varzim fica só a pouco mais de 20 km daqui do Porto, mas... as pessoas que trabalham não podem ir a uma sessão que comece às 22 horas!!!), procurarei estar atento à sua colocação à venda nas livrarias, para comprá-lo. Em vista do que tenho lido aqui no seu blogue, sei que não vou ficar desiludido.
Muito grato pelo carinho, prezado Fernando Ribeiro. Pelo que me diz, e concordo, foi pouco estratégica a hora marcada para lançamento. Espero que as livrarias logo, logo cumpram o seu papel. Um abraço de Benguela.
OLÁ AMIGOS, GOSTAVA DE SABER QUAL AS EDITORAS DOS ESCRITORES ANGOLANOS, AQUI EM PORTUGAL É DIFIÇIL COMPRAR LIVROS DOS NOSSOS POETAS E ESCRITORES SE FOR POSSIVÉL OBRIGADA DESDE JÁ...
ABRAÇO, MARECO..
Caro Gociante Patissa, permita-me que responda a este pedido.
Aqui em Portugal, estão sempre à venda diversas obras de alguns dos autores angolanos mais consagrados. Em qualquer livraria (seja ela Bertrand, FNAC, Bulhosa, Leitura, Lello, etc.) há sempre em exposição obras de Pepetela, Ondjaki, Agualusa e outros. Nas prateleiras há outras obras mais.
Penso que a editora portuguesa que mais autores angolanos publica é a Caminho: http://www.caminho.leya.com/autores/.
Espero ter sido útil.
Enviar um comentário