Bocoio vestiu-se linda no dia do seu 51º aniversário. O içar da bandeira na administração municipal e o acender do facho marcaram o início do vasto programa de comemorações, que incluiu culto ecuménico, exibição de jograis e teatro, bem como a apresentação do livro “Consulado do Vazio”, cujo autor é filho do Bocoio. A recém-empossada administradora municipal, Deolinda Valiangula, ofereceu um almoço simbólico no jango do palácio, que juntou munícipes, governantes, entidades religiosas, políticos, artistas e amigos da vila. A festa estendeu-se noite adentro com um espectáculo musical que teve como cartaz César Cangue, Kamaka e Sukumula.
Geograficamente, o município do Bocoio localiza-se a nordeste da província de Benguela, a 106 quilómetros da cidade capital, 75 km a Oeste da cidade ferro-portuária do Lobito e 75 km a leste do município do Balombo. Já a norte, dista 109 km da sede da província do Kwanza-sul, a sul faz fronteira com os municípios do Cubal e Ganda. Seu clima é tropical seco com duas estações climáticas, quente com precipitação e frio com cacimbo. A superfície é de 5.512 Km2 com uma população estimada em 163.714 habitantes.
O município do Bocoio, outrora “Vila Sousa Lara”, com a sua sede Tchissandji, fundada em 1827 pelo Sr. Fernando, primeiro chefe do posto administrativo, tem cinco comunas: Monte-Belo (Utue Wombua), fundada a 15 de Dezembro de 1955, fica a 31 km da sede. Chila (fundada a 20 de Maio de 1925) dista 68 km da sede, Cubal-do- Lumbo foi fundada a 15 de Junho de 1963, enquanto que a comuna do Passe foi fundada a 15 de Junho de 1964.Segundo dados do sector da Cultura do governo municipal, o topónimo Bocoio tem na sua origem o facto de antigamente os viajantes, nas suas deslocações do interior para o litoral e vice-versa, colherem o gindungo denominado “mbokoio”.
4 Deixe o seu comentário:
Caro Patissa, lanço-te um desafio> Escreve sobre o "Cinganje". Gostaria mto de ter dados sobre esta página da nossa rica cultura.
Abraço
Uma vez mais grato pela consideração, Canhanga. É interessante o desafio e farei o que der para trazer depoimentos que venham reforçar o pouco que sei sobre "ocinganji" (figura que, erradamente, traduzimos como palhaço).
Bons dias!
Meu nome é Hernâni Vicente. Nasci em 1954 numa fazenda chamada Sisal do Bocoio ai perto. Vivi e estudei na escola primária até 1963, altura em que fomos viver para Luanda, com muita pena minha pois adorava viver no bocoio.Meus avós viviam na fazenda Upano muito bonita, com um pequeno rio a passar perto e uma grande mulembeira á frente da casa. Gostava sempre que possível trocar algumas palavras com vocês e se tiverm algumas fotos da vila agradecia que mas facultassem.. Obrigado
Alô Hernani Vicente podes ver fotos do Bocoio, antigas e actuais no Grupo Bocoio, do Faccebook, "aberto a todos". queremos manter intercâmbio com todos os Bocoientes, ou "quissangistas" porque era conhecido por terras do quissange e divulgar a nossa terra o mais longe possível. um abraço
Enviar um comentário