PONTOS DE VENDA

PONTOS DE VENDA
PONTOS DE VENDA: União dos Escritores Angolanos; Rede de Supermercados KERO; Tabacaria GRILO (edifício do Mercado de Benguela); Livraria SUCAM, Benguela; Livrarias LELLO, MENSAGEM e na SALA DE EMBARQUE do AEROPORTO INTERNACIONAL 4 DE FEVEREIRO, Luanda

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Diário | Dizer que alguém ‘está tão jornalista’ hoje em dia é ofensa?

“Com que então, numa altura em que as políticas estão preocupadas na esteira da reestruturação familiar, perseguindo o melhor desenvolvimento da criança, o senhor diz que está determinado, quer mesmo o divórcio?”
“Sim, doutor Juiz, ela foi longe demais!… É que tudo, menos isso!”
“Mas o que foi que a senhora aprontou ao seu marido afinal, que o tenha ofendido a este ponto?”
“Eu até não estou a ver, doutor Juiz, falando a verdade. Aquilo foi só uma conversa banal…"
"BANAL?! AIÉ? VISTE MESMO QUE FOI BANAL?!"
“Ó meu caro amigo, não se exalte! Contenha-se que estamos a tentar uma conversa civilizada para um desfecho definitivo airoso, e este seu tom não é o mais curial… Até porque a linguagem da lei é dura, mas não grita. Ou não é assim?”
“É desculpar, doutor… Oh, minha mãe debaixo da Terra! Você ia imaginar um dia um insulto destes arremessado contra aminha pessoa?…”
“Mas ajudem-me, caro casal, a perceber o problema. O que foi que se passou, se é que não estou a extravasar os limites da privacidade?”
“Então, eu, como marido, né?, só aconselhei que essa coisa de chegar à casa e encontro a mulher não bateu funji – que é carregador de macho – e só fica nessas comidas de crianças e pássaros, ah porque massa, arroz com feijão, bife, bitoque, etc., qualquer dia a pessoa arranja outra segunda via extra conjugal…”
“E então?”
“Aí é que ninguém esperava a ofensa que saiu da boca desta mulher, ó doutor Juiz. Assim estás a lhe ver tipo é madre em dia de preguiça, né? Hum! Boca dela, boca dela, boca dela!… Falou mesmo assim: ‘Hoje estás tão jornalista, pa!’”
“Mas dizer que alguém ‘está tão jornalista’ hoje em dia é ofensa?”
“Mas o doutor Juiz não é de Benguela ou quê?! Quando é assim anda a perguntar. Todo o mundo já sabe. Jornalista, eu?!O que é que a alma da minha querida mãe vai pensar da educação, da moral que me transmitiu, já sem falar do bom carácter e escrúpulos, hã?!”

Gociante Patissa | Benguela, 13 Setembro 2017

Sem comentários: