sábado, 15 de maio de 2021

Crónica | BENGUELA 404 ANOS ENTRE O PÃO E O CÃO

A primeira imagem que me ocorre quando penso na cidade de Benguela por estes dias seria a de um Peugeot 404 (modelo fabricado entre 1960 e 1975), mas já velhinho e resiliente, que à medida que circula vai deixando cair uma ou outra peça, estoira a pintura, um pneu que lhe fura mesmo estando na condição de socorro. Só que esse Peugeot 404, sem arranque, segue a marcha (porque vale no seu conjunto) mesmo quando os ponteiros do calor do motor beiram níveis de alarme. Deve ser porque a 17 de Maio, Benguela, ou cidade de São Filipe, completa 404 anos de fundação (oficial). 

E como município sede, a aura da Ombaka cobre os restantes, considerando que, tal como o corpo humano, a ordem territorial opera na lógica de sistema, onde unha e cabelo, se quisermos litoral e interior, concorrem para o mesmo fim, que é ou seria o bem de todos, todos enquanto sujeitos e objectos. Daí que prevaleça o sonho da representação integradora e de paridade cidade-campo.

 

Celebramos o quê? Este seria o ponto de partida em cada ciclo, colocando o sentido epistemológico num patamar superior ou no mínimo equitativo em relação ao lúdico, à merecida farra, do reencontro de kambas. Impõe-se até mesmo para honrarmos a nossa história, como postula o hino nacional, a passagem de testemunho entre gerações, colocando a análise e a solidez do conhecimento sociohistórico à frente da tradicional emoção regada com o bom das nossas bebidas espirituosas e do bom kitute. 

 

Aonde queremos chegar? Do ponto de vista académico, incentivos precisam-se para não apagar a chama do debate de ideias, buscando na divergência e na robustez do argumento o conhecimento de nós mesmos. Há que considerar as sensibilidades e subjectividades que existem, aparentemente abafadas pelo politicamente correcto transgeracional. É preciso ouvir os que discordam da data de 17 de Maio, na lógica de que se festeja a victória do invasor Cerveira Pereira sobre a resistência dos povos encontrados. O que existia antes disso e que figuras africanas de relevo merecem memória?

 

Há que ouvir aqueles que defendem a recolocação das estátuas do poder colonial à entrada de edifícios oficiais (em nome da história), ouvir quem acha que a independência não valeu a pena, do mesmo jeito que se precisa ouvir os que advogam uma perspectiva mais nacionalista e de rotura. O pior que nos pode acontecer é termos um lugar só lembrado pelo azul do mar e pelas camas de hotel. Ah, feliz a nova geração que não tem de sentir na pele a latente teia “das famílias tradicionais”, rótulo por meio do qual o complexo de superioridade conferia a uma elite, intocável, o pódio sobre o cidadão comum.

 

Urbanismo ou humanismo? A pergunta parece capciosa, e é, pois não seriam mutuamente excludentes as proposições. Mas no contexto de Benguela, ainda mais agora que circulam prospectos de uma praia morena plástica, impõe-se ressignificar as prioridades de desenvolvimento. Como cantou Teta Lágrimas, diríamos “Benguela, já foste linda, mas temos esperança ainda.” Porém a atracção do turista pelo prisma do revivalismo não deverá sobrepor-se à premente necessidade de requalificação da periferia, do saneamento básico, da melhoria das condições das escolas e dos hospitais, da iluminação. Há que humanizar as prioridades da governação, e aí pouparemos no coartem e no soro. “Cilanda ongombe citunda vonjo”, diz o adágio umbundu que o recurso com que se compra o boi parte de casa.

 

O pão ou o cão? Recorremos à literatura para lembrar a fábula da cigarra que se vê à beira de morrer de fome e decide pedir socorro à formiga, no que ela pergunta o que andou a faminta a fazer na época seca, quando deveria trabalhar. Como respondesse que andou a cantar, a formiga atirou: pois agora dança! Voltando a Benguela em festa, há que olhar para o parque empresarial privado nacional que fecha estabelecimento a cada dia, redundando no poder de compra das famílias e no investimento em cães de raça para se protegerem do ladrão, uma vez a outra empurrado para ali pelo pão.

 

Este ano, muitos de nós estarão privados de olhar e subir neste Peugeot 404 velhinho, já sem arranque, que é a cidade de Benguela, muito por conta da pandemia. Mas há que empurrar, há que marchar!

 

Gociante Patissa | Luanda 11 Maio 2021 | www.angodebates.blogspot.com

Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas