PONTOS DE VENDA

PONTOS DE VENDA
PONTOS DE VENDA: União dos Escritores Angolanos; Rede de Supermercados KERO; Tabacaria GRILO (edifício do Mercado de Benguela); Livraria SUCAM, Benguela; Livrarias LELLO, MENSAGEM e na SALA DE EMBARQUE do AEROPORTO INTERNACIONAL 4 DE FEVEREIRO, Luanda

terça-feira, 8 de agosto de 2017

2ª Edição do Concurso de Ideias de Empreendedorismo

No passado dia 28 de julho de 2017, realizou-se a final da 2ª edição do Concurso de Empreendedorismo “Vem partilhar a tua ideia”, promovido pelo CLESE – Centro Local de Empreendedorismo e Serviços de Emprego de Benguela e pelo GAIVA – Gabinete de Apoio à Inserção na Vida Activa em parceria com os Leigos para o Desenvolvimento.
Final II Edicao Concurso Ideias Empreendedorismo copyTendo em conta o sucesso da 1ª edição do concurso e com o objetivo de continuar a estimular uma atitude empreendedora dos jovens e adultos, incentivando ao autoemprego e aumentando, consequentemente, os níveis de empregabilidade, repetiu-se a iniciativa. Desta vez, o impacto foi superior, com a participação de prestigiados parceiros como a Casa Branca Comercial, Oliveira & Ligeiro, Fonseca & Irmão e Angola2Learn e com a receção de 41 ideias concorrentes, mais uma vez em diversificadas áreas com enorme interesse para o país.
Das 16 ideias selecionadas para a semifinal, as 5 que apresentaram maior índice de exequibilidade, originalidade e impacto, foram eleitas, pelo ilustre corpo de júri – Dr. Carlos Hechavarria, Dra. Cátia Cachuco e Dr. Gociante Patissa – para a final: (I) um centro académico de alfabetização e formação técnico-profissional, (II) um espaço aberto para a prática de artes marciais, cultura e turismo da natureza para crianças e jovens, (III) reciclagem de pneus para produção de mobília, (IV) serviços de cuidados de enfermagem ao domicílio e (V) criação e comercialização de espécies de aquários e prestação de serviços aquariofilistas.
De um modo geral, para todos concorrentes, mesmo para quem não chegou até à final, foi muito enriquecedor a sua participação no concurso:
“Participei neste concurso primeiro por incentivo de amigos de forma particular da Mary. Foi uma experiência inacreditável. Gosto de desafios e este foi muito espetacular. Ser o primeiro classificado foi bastante ‘fixe’. Agradeço a todos os que me apoiaram! Enquanto espero que o meu projecto se realize vou relaxando a memória com água fresca vinda do frigobar, um dos prémios que ganhei (risos)” – Zeferino António Tchapuiya Zeferino, o 1º classificado do concurso com a ideia de reciclagem de pneus para produção de mobília.
“O que me incentivou a participar no concurso foi o entusiasmo de saber que posso expandir os cuidados de enfermagem ao domicílio, em particular ao idoso. Depois de ter participado e ter chegado até à final, sinto que foi enriquecedor por saber que posso seguir em frente com a minha ideia a nível social e humano com atenção e carinho” – Maria Generosa Baptista
“Foi um prazer participar neste concurso porque sempre procurei partilhar a minha ideia com o mundo e foi uma mais valia para o meu desenvolvimento pessoal” – Jerce Tch. Dondi
“A participação no concurso de ideias de empreendedorismo me fez desenvolver ainda mais o espírito empreendedor. Gostei de estar em frente ao júri e de enfrentar esse momento desafiante” – Cesário Higino
De notar que, a todos os concorrentes, foi feito o convite para serem acompanhados por especialistas para melhor desenvolvimento e implementação das suas ideias.
Na final, foi um privilégio contar com a presença de distintos convidados como o Administrador de Benguela, o Vice-Administrador da Zona F e representantes de várias empresas e instituições, como por exemplo, da Casa Branca Comercial, do MAPTSS – Ministério da Administração Pública do Trabalho e Segurança Social, do Centro de Emprego de Benguela, do INEFOP, da Universidade Katyavala Bwila, do Instituto Superior Politécnico Jean Piaget, do Banco Sol e do Centro Juvenil da Graça. Houve também momentos de arte e cultura com o grupo de teatro “Onveevard” com a peça “Atitude para empreender” e com o grupo de música “Life On”.
É com a esperança de continuar a promover o autoemprego que se sonha já com a 3ª edição do Concurso de Ideias de Empreendedorismo.

Sem comentários: