terça-feira, 8 de agosto de 2017

2ª Edição do Concurso de Ideias de Empreendedorismo

No passado dia 28 de julho de 2017, realizou-se a final da 2ª edição do Concurso de Empreendedorismo “Vem partilhar a tua ideia”, promovido pelo CLESE – Centro Local de Empreendedorismo e Serviços de Emprego de Benguela e pelo GAIVA – Gabinete de Apoio à Inserção na Vida Activa em parceria com os Leigos para o Desenvolvimento.
Final II Edicao Concurso Ideias Empreendedorismo copyTendo em conta o sucesso da 1ª edição do concurso e com o objetivo de continuar a estimular uma atitude empreendedora dos jovens e adultos, incentivando ao autoemprego e aumentando, consequentemente, os níveis de empregabilidade, repetiu-se a iniciativa. Desta vez, o impacto foi superior, com a participação de prestigiados parceiros como a Casa Branca Comercial, Oliveira & Ligeiro, Fonseca & Irmão e Angola2Learn e com a receção de 41 ideias concorrentes, mais uma vez em diversificadas áreas com enorme interesse para o país.
Das 16 ideias selecionadas para a semifinal, as 5 que apresentaram maior índice de exequibilidade, originalidade e impacto, foram eleitas, pelo ilustre corpo de júri – Dr. Carlos Hechavarria, Dra. Cátia Cachuco e Dr. Gociante Patissa – para a final: (I) um centro académico de alfabetização e formação técnico-profissional, (II) um espaço aberto para a prática de artes marciais, cultura e turismo da natureza para crianças e jovens, (III) reciclagem de pneus para produção de mobília, (IV) serviços de cuidados de enfermagem ao domicílio e (V) criação e comercialização de espécies de aquários e prestação de serviços aquariofilistas.
De um modo geral, para todos concorrentes, mesmo para quem não chegou até à final, foi muito enriquecedor a sua participação no concurso:
“Participei neste concurso primeiro por incentivo de amigos de forma particular da Mary. Foi uma experiência inacreditável. Gosto de desafios e este foi muito espetacular. Ser o primeiro classificado foi bastante ‘fixe’. Agradeço a todos os que me apoiaram! Enquanto espero que o meu projecto se realize vou relaxando a memória com água fresca vinda do frigobar, um dos prémios que ganhei (risos)” – Zeferino António Tchapuiya Zeferino, o 1º classificado do concurso com a ideia de reciclagem de pneus para produção de mobília.
“O que me incentivou a participar no concurso foi o entusiasmo de saber que posso expandir os cuidados de enfermagem ao domicílio, em particular ao idoso. Depois de ter participado e ter chegado até à final, sinto que foi enriquecedor por saber que posso seguir em frente com a minha ideia a nível social e humano com atenção e carinho” – Maria Generosa Baptista
“Foi um prazer participar neste concurso porque sempre procurei partilhar a minha ideia com o mundo e foi uma mais valia para o meu desenvolvimento pessoal” – Jerce Tch. Dondi
“A participação no concurso de ideias de empreendedorismo me fez desenvolver ainda mais o espírito empreendedor. Gostei de estar em frente ao júri e de enfrentar esse momento desafiante” – Cesário Higino
De notar que, a todos os concorrentes, foi feito o convite para serem acompanhados por especialistas para melhor desenvolvimento e implementação das suas ideias.
Na final, foi um privilégio contar com a presença de distintos convidados como o Administrador de Benguela, o Vice-Administrador da Zona F e representantes de várias empresas e instituições, como por exemplo, da Casa Branca Comercial, do MAPTSS – Ministério da Administração Pública do Trabalho e Segurança Social, do Centro de Emprego de Benguela, do INEFOP, da Universidade Katyavala Bwila, do Instituto Superior Politécnico Jean Piaget, do Banco Sol e do Centro Juvenil da Graça. Houve também momentos de arte e cultura com o grupo de teatro “Onveevard” com a peça “Atitude para empreender” e com o grupo de música “Life On”.
É com a esperança de continuar a promover o autoemprego que se sonha já com a 3ª edição do Concurso de Ideias de Empreendedorismo.
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas