sábado, 2 de julho de 2016

[Oficina] Composição narrativa | Um exemplo a seguir

Texto de
Júlio Novadi Dimas Teixeira
Benguela, 01.07.2016
Lembro-me do Abílio como um jovem meigo, educado e sonhador. Já desde pequeno demonstrava interesse pela leitura, escrita e canto. Com cinco anos de idade foi matriculado na escola mais próxima de casa, era assíduo e pontual; gostava de ler, escrever, cantar e brincar com os colegas.


Aos doze anos de idade ingressou no 1.º Ciclo do Ensino Secundário, Escola 10 de Fevereiro. A princípio, achou estranhas as disciplinas e os professores, mas adaptou-se positivamente ao ponto de só sonhar com a escola. Sempre foi bom aluno, assíduo e pontual – os professores transmitiam os conhecimentos de forma clara e carinhosa. Não tinha por que não aprender ou assimilar os conteúdos.

Com as aulas de Matemática, ele aprendeu a somar, subtrair, multiplicar, dividir. Enfim, aprendeu a resolver as coisas; pois era o mais inteligente e esforçado da escola. Com as aulas de Língua Portuguesa (LP) aprendeu a escrever, ler e falar melhor, ainda a interpretar textos e familiarizou-se com as palavras. Com as aulas de Educação Física obteve qualidade, firmeza e habilidades físicas. Detestava Educação Moral e Cívica porque achava uma “seca”’ mas mesmo assim, acabou por compreender melhor a vida, o mundo e as pessoas que a ele pertencem.

Contudo, as matérias que Abílio recebia na escola ajudaram-no a comportar-se melhor; proporcionaram-lhe competências, habilidades, técnicas, capacidades, estratégias e destrezas. A LP permitiu-lhe dominar a língua oral e graficamente; era comunicativo, extrovertido, amigo e com facilidade de fazer amizade, compreensivo quando falava e, por sua vez, compreendia melhor os outros.

Tinha milhares de amigos no Facebook e também o ajudou no papel de empresário. E como empresário, ele próprio era o contabilista da sua empresa, pois dominava os aspectos matemáticos e contabilísticos. A Educação Física (EF) sempre ajudou, pois estava menos doente, em forma, sempre bem-humorado e com vigor.

Certa vez, numa sexta-feira, foi perseguido por assaltantes que queriam dinheiro para consumir no “dia do homem”. Abílio foi perseguido devido à maleta que aparentava ter dinheiro, e tinha mesmo. Correu incansavelmente, pulou as barreiras do caminho, ficou cansado mas lembrou-se do seu professor de Ed. Física quando dizia: “anda homem, não para! Camarão que dorme a onda leva!...’’ Com isso ele correu rápido como o pensamento até à multidão que estava adiante e, os ladrões, com medo desistiram.

Já há muito não tenho notícias dele, mas uma coisa é certa: Abílio era boa pessoa, amava-se a si mesmo e aos demais, tinha um projecto de vida, era humilde e solidário. Conversava com os seus irmãos sobre a adolescência, drogas e sexualidade. Promovia um ambiente pacífico e coeso em casa, no trabalho e em qualquer lugar… isto tudo graças a EMC, por isso ele é um exemplo a seguir.
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas