Angop | |
Músico Yuri da Cunha (à direit.) realça importância das línguas nacionais | |
Luanda - O músico angolano Yuri da Cunha realçou hoje (domingo ), em Luanda, a importância da aprendizagem das línguas nacionais, por parte da nova geração de músicos, visando a preservação e desenvolvimento da cultura nacional.
Em declarações hoje à Angop, à margem do espectáculo denominado “Boda Anos 70, 80, 90” de Paulo Flores, que teve lugar no Estádio dos Coqueiros, no qual foi convidado, disse ser importante para nova geração a aprendizagem das línguas nativas, com finalidade de proteger e desenvolver a música e, consequentemente, internacionalizar a mesma.
Na mesma perspectiva, Yuri da Cunha solicitou às instituições de direito para criarem projectos que visam o incentivo quer a nível escolar, quer no seio familiar, da utilização das línguas nacionais , como veículo de transmissão de mensagens.
“A nova geração de músicos, principalmente, deve preocupar-se em usar as nossas línguas nacionais, para que as músicas dos artistas que marcaram no passado seja uma referência para as futuras gerações”, comentou.
Durante a sua actuação Yuri da Cunha dividiu o palco com Paulo Flores, cantando músicas nacionais que marcaram a praça angolana.
O trajecto musical de Yuri da Cunha iniciou-se na sua infância, assistindo aos ensaios do conjunto "Os Kwanzas", onde o seu pai, Henrique da Cunha "Riquito", era um exímio guitarrista.
Mais tarde em Luanda, no bairro Rocha Pinto, em companhia dos seus primos e irmãos (actualmente ligados à música) foi aperfeiçoando técnicas de voz e interpretação com o professor Manuel Costa "Makanha".
Em 1994, inscreve-se nos concursos de música infantil da Rádio Nacional de Angola (RNA) e destacou-se com a canção o "Amigo", da autoria do professor "Makanha", tendo vencido o prémio de melhor canção infantil.
Em1996 seguiu para Lisboa (Portugal), onde gravou o seu primeiro trabalho discográfico intitulado "É tudo Amor".
O lançamento do seu segundo disco intitulado "Eu", em Janeiro de 2005, permitiu-lhe confirmar o sucesso de temas que o colocaram
na ribalta do music hall angolano.
0 Deixe o seu comentário:
Enviar um comentário