Pretória (Do enviado especial) – Livros de 35 escritores angolanos estão patentes desde hoje, quinta-feira, na Feira Internacional de Solidariedade, promovida em Pretória (África do Sul) no âmbito da 17ª edição do Festival Mundial da Juventude e Estudantes.
Trata-se de obras dos escritores António Agostinho Neto, John Bella, Jorge Ntyamba, Filomena Gioveth e Seomará Santos, Adriano Botelho de Vasconcelos, Pepetela, Roderick Nehone, Soraya Mendes, Gociante Patissa, Cristóvão Neto, Nguimba Ngola, Marta Silva Santos, Martinho Bangula, Carlos Pedro, Ovidio Pahula, Costra Andrade, entre outros.
Angola, presente no festival que decorre de 13 a 21 do corrente, apresenta também quadros do artista plástico Benjamim Sabby, discos dos músicos Tata Ngana e Dj Sótão e utensílios de caça dos povos mumuilas.
A bandeira de Angola e um mapa em escultura estão igualmente na amostra, que inclui material publicitário, tal como chapéus, cachecol e camisolas com o respectivo nome.
Da amostra destacam-se livros como “Estes dois são cão e gato”, “O templo do voo”, “Contos de morte”, “Pegadas do passado”, “Nuvem passageira”, “O amor é sempre agora”, “Sexorcismo”, “Mátria”, “Liberdade dos passáros”, “Consulado do vazio”, “Simetrias”, “Gita e outros contos”.
O Ballet Nacional Kilandukilo está a animar a referida exposição, que envolve todas as delegações presentes no festival.
A edição do festival, que realiza-se de cinco em cinco anos, acontece sob o lema “Por um mundo de paz, solidariedade e transformação, derrotaremos o imperialismo”.
Os festivais mundiais começaram a realizar-se após a segunda guerra mundial, em 1947, na sequência da necessidade dos movimentos juvenis se unirem em torno de questões que afectam os jovens e os povos de todo o mundo.
O último festival decorreu em 2005 na cidade de Caracas, Venezuela, sob o lema “Pela solidariedade e a paz, lutamos contra o imperialismo e a guerra”, congregando 25.145 participantes integrados em 90 delegações, cada uma representando um país.
0 Deixe o seu comentário:
Enviar um comentário