sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Gociante Patissa lança “A Última Ouvinte” em Benguela (do Blog OMBAKA DAS LETRAS)


Benguela, 21/09 - O escritor angolano Gociante Patissa lançou sexta-feira na cidade de Benguela um livro intitulado “A Última Ouvinte”, que reúne sete contos inéditos iniciados em 2001, e que vão desde a era colonial até ao fim do conflito armado.

A nova obra literária é uma colecção de contos que se baseiam em factos ficcionados pelo autor, nos quais se evidencia uma constante interferência de terminologias e linguajar em Umbundu, predominante na região centro e sul de Angola, segundo o texto explicativo inserto na contracapa da edição.

Além de “A Última Ouvinte”, complementam o livro, o segundo do autor do “Consulado do Vazio”, os contos “Os dentes do Soba”, “O Temível”, “os três braços do rio”, “Um natal com a avó”, “A morte da albina” e o “O Homem-da-viola”.

Falando ao OL, Gociante Patissa revelou que "A Última Ouvinte", um dos contos que compõem o livro, relata a estória de um jovem angolano apaixonado pela rádio, e que devido ao sofrimento com que se defronta começa a lavar loiça no exército.

Acrescentou que passados alguns anos, ele torna-se recruta e militar, trabalhando como radista, responsável pelas informações determinantes para o sucesso de missões durante uma guerra.

Após adoecer, continuou o autor, esse jovem viaja à cidade de Luanda onde ganha uma bolsa de estudo no curso de comunicação social que o permitiu de entrar mais tarde para rádio, onde se tornou fã seríssimo de uma ouvinte que se chama Esperança da Graça.
De acordo com o escritor, por causa de uma tragédia, o jovem deixa a profissão de radialista, daí que se atribua à criação literária o título “A Última Ouvinte”.

Trata-se de um livro com 93 páginas, editado sob chancela da União dos Escritores Angolanos (UEA), no âmbito da Colecção “Sete Egos”. Foi subvencionado pela Sonangol Holding e impresso no Brasil a cargo da Imprinta Express com uma tiragem de mil exemplares.

Daniel Gociante Patissa nasceu na comuna do Monte Belo, no município do Bocoio, província em Benguela, em Dezembro de 1978. É bacharel em Linguística Inglesa pela Universidade Katyavala Bwila e membro da União dos Escritores Angolanos.

Estreou-se no mercado literário há dois anos com o livro “Consulado do Vazio”, publicado sob a chancela da KAT em Benguela.

A inclinação de Gociante Patissa à literária revelou-se em 1996 quando participava de um programa infantil da Televisão Pública de Angola. Encarrega-se da edição do Boletim Informático, Educativo e Cultural o “A Voz do Olho” sendo também autor de diversos blogues nos quais publica poesia e crónicas, além de oficial de tráfego aéreo ao serviço da SonaAir-SA.

Assistiram ao acto de lançamento da obra, decorrido no auditório da Rádio Benguela, o secretário-geral da UEA, Carmo Neto, o escritor Francisco Soares, o reitor da Universidade Katyavala Bwila, poetas, trovadores, estudantes, familiares e amigos.

Share:

2 Deixe o seu comentário:

Jesse Lufendo disse...

Este livro de contos foi lançado, no dia em que eu não estava disponível em estar no acto, e fui convidado por um amigo António Hungulo.

Para mim iniciativas dessas é de louvar principalmente quando é de um jovem. somos quase sempre criticados pela delinquência, e outros males.

Dias depois do Lançamento procurei na Tabacaria do tio Grillo, não estava disponível, gostaria já de saber onde posso encontrar.força

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Meu caro amigo Jesse, houve realmente um certo atraso em distribuir o livro pelas casas próprias. Garanto que está pelo menos disponível na Tabacaria Grilo, edifício do Mercado Municipal, na cidade de Benguela. Mil kwanzas é o preço do exemplar. Um abraço

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas