«Então, amiga. Até que ponto te "afecta" a euforia do Mundial de futebol? (…) Bom, não sou muito de intensa paixão pelo desporto como tal, pior ainda nestas coisas de futebol que sei que Angola não é lá grande coisa - prefiro o basket... a tal “dificuldade”, talvez, de lidar com derrota (…) mas não sei se é por não ter vivido a euforia do CAN - estive fora o mês todo - tenho alguma dificuldade em sentir neste mundial a festa popular que foi das edições anteriores… não se sente nas ruas (…) Esperemos que o futebol faça festa nessa África do Sul de acentuado espectro da violência e criminalidade (…) a ver vamos!»
Domingo de ócio, nada melhor do que sair por aí, fechar as portas à cidade. E aos olhos viciados de recorrência urbana, o contacto com o meio rural é sempre um novo prazer, na verdade, não importa quantas vezes tenhamos antes visitado os lugares em causa…
Com um asfalto de se lhe derramar os elogios imagináveis de um patriota, a via do Dombe-Grande é realmente um bálsamo. E falo com conhecimento de causa. Afinal fomos ao volante do rabo-de-pato branco 58ª mão da Europa, travestido de conforto de Jeep top de gama.
Goiabas, hortaliças, muita cana (já não de açúcar, já que a açucareira foi à falência) para as devidas trincas, melosas dentadas à sombra de uma árvore que a natureza esqueceu a milímetros da “pista”, como diriam os brasileiros. Nem fome nem sede, nada!
Cai a tarde, de volta à cidade, kupapatas, zungueiros, polícias, hiaces, pim, pim, pim… Sofá, bom peixe grelhado, olhinhos na TV, novelas e vuvuzelas, promessas de vitória de parte a parte, mundial pouco antes de cair o pano. Coração cai pela Espanha, com a irracionalidade que lhe é regra. Noventa já lá vão, golo mesmo, nada! Chave na ignição, até amanhã Salomão, take away, olhos na TV, dedos no PC, gripe e digestão se confundindo.
Fim do jogo, golo a solo, comentários favoráveis à organização. Minha consciência e eu damos o braço a torcer pelo pessimismo inicial, expresso no primeiro parágrafo deste texto, um copiar/colar de ideias debitadas no MSN com a amiga AC, no dia 11-06-2010. Parabéns Espanha, África do Sul, o mundo todo e ao desporto por esse lado de factor de aproximação entre os povos.
Dombe-Grande, Benguela, Gociante Patissa, 11 Julho 2010
2 Deixe o seu comentário:
Hahahahah, 58ª mão...
Curti este post.
Olha kamba, penso que deixarei de ver futebol, só me machucam. Apoiei inicialmente Ghana, este ficou, fiquei pelo Brasil também nada. Apostei na Holanda e nada...
Ai, ai, ai... o futebol o que me faz! Só me trazem à memória o pesadelo do CAN!
Kamba, obrigado pela visita ao blog e pela força.
Oi, companheiro, como disse e reitero, fazes um bom trabalho no teu Blog, divulgando (factos da) nossa cultura. Abraços!
Enviar um comentário