terça-feira, 3 de agosto de 2010

(Arquivo 2007): Obrigado, senhor agente, é essa a polícia que queremos

Trânsito ajuda vendedora ambulante (zungueira)

Cidade de Benguela, 14/09/07: Um agente regulador de trânsito da polícia nacional destacado no cruzamento da Naipe, como é vulgarmente conhecido, tomou a liberdade de revolucionar um pouco a sua forma de actuar, no início da tarde desta quarta-feira: perante um trânsito incomodado pela lama da chuva da noite anterior, o agente abandonou a pinhanha e, num gesto ímpar, via-se, de vez em quando, o agente suspender a marcha das viaturas para permitir a travessia de vendedoras ambulantes, as quais acompanhava com a mão no ombro, num gesto típico de “irmão mais velho”.

Esse gesto pode, aparentemente, ser irrelevante para muito boa gente, menos para aqueles que acompanham com preocupação a dificuldade que os nossos vendedores ambulantes enfrentam no seu dia a dia, quanto mais não fosse pelo risco de atropelamento, sobretudo em áreas sem passadeira de peões como tal.

Numa sociedade como a angolana em que a relação entre vendedores ambulantes e agentes da ordem é conhecida principalmente por alguma violência e usurpação de haveres, é de todo justo merecedor de um grande elogio esse gesto. Portanto, muito obrigado, senhor agente, é essa a polícia que queremos!

PS: na ressaca das festividades da mulher africana. GP
Share:

8 Deixe o seu comentário:

Soberano Kanyanga disse...

Oportuno reparo.

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Oi, Canhanga, há três anos foste o primeiro a esta matéria... bom, como mau psicólogo, especulo que não sofreste grandes corrosões de valores... A sensibilidade está inabalável hehehe. Abraços e "tamo junto"

Graça Pereira disse...

Amigo
Eu tambem gostava de ter essa polícia por cá... Gestos desses ...só dignificam e aumentam o respeito pelas autoridades!
Bj e uma semana perfeita.
Graça

Armando Graça disse...

Olá amigos!

Não sei se a comentador anterior (Graça Pereira) se refere a Portugal com o seu "por cá"... Mas não interessa. O que interessa é que agentes da autoridades com perfil humano são, infelizmente, coisa rara.
É por isso que, quando se encontra um, ficamos todos contentes!

Devo ser um sortudo pois já encontrei vários. Ajudando cegos, apoiando idosos e até, um grupo de crianças que, aproveitando esta época de férias, deambulavam pela baixa de Lisboa. Imaginem que o guarda resolveu fazer um passeio com eles, feito alto técnico de turismo, explicando à pequenada como nasceram aquelas ruas todas direitinhas depois do terramoto de 1755. E falou do Marquês de Pombal, do arquiteto Eugénio dos Santos, das técnicas usadas para os edifícios resistirem aos sismos... Eu, que assisti ao começo e que acabei seguindo o grupo, entusiasmado e verdadeiramente surpreendido, fiquei a pensar para os meus botões o que seria se todos os agentes tivessem comportamentos daqueles.
Não resisti. Quando os pequenos entraram numa estação do Metro, abordei o agente e agradeci, como cidadão, tudo quanto tinha presenciado. Recebi em troca um sorriso resgado e esta afirmação que, pela franqueza, merece ainda mais louvoures: Sabe? - disse o agente - Eu tirei um curso de guia turístico, mas eles não ligam nenhuma aos saberes, preferem as louras, mesmo que burrinhas! (Gargalhada - dos dois) Então acabei entrando para a PSP. Sempre que posso, aproveito para manter a prática da profissão. Pode ser que um dia me aceitem, nunca se sabe...

É espantoso como ser positivista engrandece a alma e ajuda a viver. Este homem tinha todas as razões para se sentir frustrado, zangado e azedo. Mas não! Resolveu estar de bem com ele e com os que o rodeiam. Magnífico!

Mais destes e o mundo era bem menos a selva que conhecemos!!!

Um abraço a todos os agentes humanos do mundo!

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Olá, Graça Pereira, concordo que "Gestos desses ...só dignificam e aumentam o respeito pelas autoridades!"
Outro beijo daqui e êxitos!

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Caro Armando Gaaça, de facto foi um dia memorável, o seu, ao testemunhar o agente da ordem servindo como guia turistico para (a já fertil memória das) crianças. "É espantoso como ser positivista engrandece a alma e ajuda a viver. Este homem tinha todas as razões para se sentir frustrado, zangado e azedo. Mas não! Resolveu estar de bem com ele e com os que o rodeiam. Magnífico!"
Um abraço daqui.

AGRIDOCE disse...

Primeiro, a intenção de cortar o trânsito para segurança dos peões, depois o trabalho de descer a peanha, já antecipando que a teria que subir novamente, por fim o gesto nobre de protecção de autoridade, esse agente de regulação do trânsito merecia um prémio.

Há quanto tempo não vejo essa imagem humana dos polícias a regular o trânsito, lá de cima da peanha, capacete e luvas brancas, sinalizando a todos os lados quem deve avançar e quem deve esperar!

Por cá, só luzes frias e comandadas por circuitos informáticos, indiferentes a quem necessita de mais tempo.

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Oi, Agridoce, grato pelo contributo. Gostei de ver no seu Blog fotos de um monumento de Sines, localidade que se tornou especial para mim - por lá morar, uma amiga que muito admiro.
Um abraço

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas