segunda-feira, 20 de abril de 2009

Crónica: Esses locutores, a gente só não lhes disparata já porque…


Deu-me cá uma vontade de lançar um daqueles disparates ao Salú Gonlçalves, que vou te contar…! – bom, só que, no momento, me lembrei de dois travões: o primeiro é que ele não me ouviria mesmo, e, o segundo, já alguém disse que os disparates sujavam quem os proferia.

Continuando, não é que, no programa dele romântico de domingo, entendeu que tinha de interromper uma música, daquelas que a pessoa acha que foram feitas mesmo para ela… Uma keta de mais velho, cantada em Umbundu, a duas vozes. A primeira, bem me pareceu ser de Bela Chicola, enquanto a segunda, macacos me mordam se me enganaria!, era a do kota Waldemar Bastos. E é justamente na hora em que Waldemar entrava, que Salú entendeu fazer o corte… para anunciar o fecho do programa. Acabaste de falar, manda já o operador continuar, não… meteram Gabreil Tchiema, que também muito adoro, mas isso não justifica…

Salú, eu até respeito o beef que mandaste “sou kambuta, mas permaneço na moda”, mas, veja bem. Ouvir Rádio Luanda, em Benguela, já é um “sacrifício”. Então, é assim que nos agradeces por acompanharmos o kiandandu?! Ara sissas, pá!

Vou já apanhar-te no próximo domingo, quero ver se vais me ver a sintonizar mais o kiandando ou kia lumingo, sei lá, … Mesmo que a rádio Lobito resolva retransmitir através da frequência 104.9. Não esquece o que os mais-velhos sempre disseram… esperto só almoça, não janta…

PS: Quantas vezes, sem querer, uma descoordenação entre o operador e o locutor não acaba por lesar o ouvinte! Um abraço a todos os fazedores de rádio!

Gociante Patissa, Benguela, 20 de Abril 2009
Share:

3 Deixe o seu comentário:

Blog Master disse...

Meu caro, aguente-se !

É o que temos. É o teimamos consumir.

Nao me conformo, igualmente.

Porém, valeu o exercicio.

Blog Master disse...

Meu caro, aguente-se !

É o que temos. É o teimamos consumir.

Nao me conformo, igualmente.

Porém, valeu o exercício.

Soberano Kanyanga disse...

Muitas "atrocidades" que cometia só agora fora da Rádio consigo dar conta delas. Qndo o salú sair (se um dia sair) e se sentir na pele de quem recebe e quer ser bem servido e com respeito, ele, com certeza tomará conhecimento do que te/nos fez/faz...
Um abraço e
...Não chores mais
oh!
meu irmãozinho,
amanhã mesmo voltarei (à Rádio)
....

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas