sábado, 19 de janeiro de 2008

Jogar como selecção, triunfar como Nação (No andebol mandamos nós)

Luanda, 18/01: A selecção nacional angolana, orientada por Jerónimo Neto e auxiliares, conquistou, pela nona vez, mais umaa Taça Africana das Nações em Andebol Sénior Feminino, ao vencer a sua similar da Costa do Marfim por uma margem de 12 golos de diferença, numa final escaldante que teve lugar no pavilhão da Cidadela. 39-27 foi o resultado final da edição 2008.

Antes mesmo da partida, o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, foi o primeiro angolano a ser distinguido pela Confederação Africana de Andebol, no caso particular pelo seu contributo à modalidade.

Numa partida considerada por vários analistas como sendo equilibrada, as ivoirienses que entraram a marcar e que viriam empatar no princípio ainda, a sete golos, dignificaram a festa. Sobe assim para quatro o número de vezes que as costamarfinenes cruzam e perdem numa final com as nossas "ganha-tudo". Reza a história que a primeira vez foi na Argélia (1989) e a mais recente em Casablanca (2002). É caso para dizer, deste trono a gente não se mexe!


Já a mesma proeza não teve a selecção Masculina da modalidade que não foi além do quarto lugar. No mesmo dia e local, na categoria masculina, a selecção do Egipto bateu na final a sua similar da Tunísia por 27-25.

Como selecção, as meninas douradas que, pela estética do seu andebol e tradição de vitórias, são o sétimo combinado mais potente do mundo em andebol, confirmam assim a sua hegemonia na modalidade. Estamos a falar de uma selecção que "impõe" quatro atletas, das sete necessárias, para constituir "a equipa inicial dos sonhos" do continente (ao lado de duas congolesas-democráticas e uma tunisina), a mesma selecção que detém a melhor guarda-redes do continente (Maria Odeth Tavares) bem como a melhor jogadora (no caso, Nair Almeida, que se iniciou nas escolas de massificação do Lobito).

Talvez seja a única selecção no continente (por que não do mundo?) que se pode gabar de alinhar três irmãs, com foi com as Kiala.


Não abrindo mão aos pormenores, Ilda Bengui, uma das mais antigas vedetas da Selecção angolana, anunciou já o fim da sua carreira, decisão imediatamente considerada "prematura" pelo narrador da TPA em serviço que, "ironizando", exigiu uma solicitação formal para tal autorização. A dança da família, sempre presente em cada triunfo, desta vez não contou com as presenças das atletas Larissa e Bombo Calandula, que se lesionaram longo da Competição.

Este Blog, cujo editor se encontrava em Luanda por ocasião da final, esteve (por via da telepatia e da energia patriótica positiva) com as selecções, jogando como Nação, para triunfar como Continente. No andebol, em África mandamos nós!

Gociante Patissa

Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas