A peça galinha-do-mato retrata a encarnação de um feiticeiro na pessoa do jovem Firmino, como maldição por cometer incesto com a galinha do primeiro. Já no batuque, a cena é em torno da turbulência social depois de um jovem da aldeia ter oferecido a um forasteiro o seu batuque, de si uma herança de grande valor tradicional.
Ouvido pelo Boletim “A Voz do Olho”, o actor e assistente de encenação, Adão de oliveira Rolf, revelou que a mensagem da peça galinha do mato “é de que não nos podemos apegar nas superstições”, enquanto que “ao falar do batuque estaríamos a falar da nossa identidade cultural angolana, que há bastante tempo está perdida”.
Rolf vê nos jovens a franja mais vulnerável. “A nossa juventude, hoje, se lhe falar por exemplo da cultura angolana, se lhe deres um conselho ‘você não se deve vestir assim, porque estas vestes não têm nada a ver connosco’ é capaz de dizer ‘épa, você está atrasado’. E não é por aí! – aconselha – Nós devemos preservar acima de tudo as nossas culturas, as nossas tradições”, rematou.
A satisfação era natural para o promotor do espectáculo e também responsável do Colectivo Tony Artes, António Pedro “Ratinho”. O objectivo do grupo “é fazer do Lobito palco nacional do teatro. E já estamos num bom caminho!”, desafiou.
(Fonte: Boletim "A Voz do lho, Edição Nº 6, Julho/2007)
2 Deixe o seu comentário:
o artigo valeu, continuem assim!
controla o www.uigecentrico.blogspot.com para um blogue jovem e sinceiro com focus na provincia do uige.
o link para o seu blogue ja anda là...
alex
Obrigado por deixar coment. E dessa forma q faz sentido continuar a servir!
AJS
Enviar um comentário