segunda-feira, 15 de março de 2010

Crónica: "Caloiros Universitários e o Salto Gigantesco Nacional"

São muitos, às centenas, e a sombra nem sempre acolhe todos. Outros tantos, eufóricos, continuam a chegar. Os organizadores, “veteranos”, aprimoram os últimos detalhes para receber os “quase” estudantes da Universidade Jean Piaget. O arsenal está preparado: baldes de água, farinha, enfim, à propositada sujeira, não há carecas ou penteados que se livrem.

No momento em que arranca a cerimónia oficial, continua o sol, com os dentes de fora, no entanto contornável, bastando franzir a testa. Justificava-se pelo momento. Confesso, não me revejo na “kunga”, mas estava ali, como fotógrafo do amigo Martinho Bangula, a captar o valor emotivo que aquela tarde representava para os que, finalmente, transpuseram a tão difícil barreira do acesso ao ensino universitário.

Qual arquipélago de salas de aulas, o recinto tem no centro um canteiro quadrado (de vegetação preguiçosa). Em cada canto, uma fila prostra-se diante do subgrupo de veteranos que “tratam” da cabeça do caloiro. A maioria é jovem, com todas as previsíveis vaidades, mas, num gesto desarmado, se sujeitam, um a um. Há também adultos, para lá de 45 anos. Alguns não podiam esperar mais pelo momento (curso) ideal, urge retomar os estudos, sacar o canudo… ou ficam ultrapassados pelas circunstâncias e pela concorrência.

Angola não dá muitas oportunidades mas costuma ser chata em exigir diploma à mão. O país por que choramos de agradáveis emoções e vitórias colectivas, volta e meia enfia-se em fato-macaco paradigmático importado da cor da ingratidão… No ensino médio por exemplo, é “crime” ser maior de 15 anos e querer estudar. Esse país não tem o direito de excluir quem, aos olhos míopes do contexto de desenvolvimento, queimou etapas… como se as condições lá sempre estivessem. Vomela wukuene kusikila mo ovilua (Umbundu = não se pode assobiar em boca alheia).

Cada ano é novo começo, uma corrida difícil que costuma deixar “atletas” pelo caminho. Como num matrimónio, nem sempre sobrevive a euforia inicial. A própria propina mensal (USD 250) costuma pesar no bolso de muitos conterrâneos. O transporte é outro handicap.

Quando em 2007 me fartei de estudar Linguística Inglês no ISCED (2º ano), optei pelo curso de Sociologia na UniPiaget, com a mesma euforia dos caloiros deste ano, ou um pouco mais até. Amo a sociologia, a seguir à comunicação social (que por estas paragens não há). Mas, sair do Lobito às seis da manhã, passar o dia a bumbar (Benguela), e pendurar-me na paragem à espera de boleia até quase meia-noite, acabou por ser uma rotina desconfortável. Certa noite, já todo o mundo tinha ido embora, só havia um colega e eu na paragem, ainda por cima de mochilas (era noite sem luar, numa altura em que estava em voga a delinquência juvenil)… a boleia que conseguimos foi uma camioneta que transportava caixas de tomate e cebola para Luanda, cujo motorista parecia estar embriagado, tal era a perigosa condução! A tudo isso, somava-se o risco de não concluirmos o curso dentro dos cinco anos curriculares, pois que os regulamentos (na altura) não previam repetição de provas (quando um trabalhador-estudante arrisca-se sempre a perder provas). Tive de voltar ao ISCED e continuar… um ano perdido, uma lição aprendida.

Apesar de eu ser mau exemplo, no contexto da UniPiaget, reconheço,  desejo as maiores venturas aos estudantes e colectivos de trabalhadores! Viva Angola!

Gociante Patissa, 16 Março 2010
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas