terça-feira, 3 de junho de 2008

Morte rompe secretismo no 1º de Maio... Alhinho "abatido" por elevador do hotel M'ombaka dias antes de assumir comando da equipa técnica

Benguela, Sábado, 31/05/08. Carlos Alhinho já não vai treinar o Maio, faleceu no elevador do Hotel M'ombaka, que está sob gestão da Maboque, do Grupo César e Filhos, propriedade do empresário angolano Armindo César. Já tinha feito o check-out e tudo, de malas feitas para mais um regresso a Luanda e, segundo fontes próximas do Clube 1º de Maio, rumar para Portugal, já que o Girabola conhecerá um interregno de um mês face às competições da Seleccção nacional para o apuramento ao Mundia de 2010 na (xenófoba) África do Sul. Mas voltou lá para cima pegar qualquer coisa e é alí que o elevador faz (muito mal) a sua parte.
Morreu de elevador? Como? Que consequências terá o hotel que até transporta na sua marca o emblemático nome da cidade mãe das cidades (Ombaka)? São perguntas que ficavam por responder, até abrandar o choque ou serem engolidas pela lei do esquecimento.
Enquanto isso, rumores sobem de tom sob duas versões: (1) que ao entrar ao compartimento não notou que a base não estava; (2) o cabo rebentou, mas a confirmação, esta, ninguém trazia à tona. A única fonte a quem se podia recorrer era a Direcção do 1º de Maio de Benguela, mas, para os benguelenses atentos, tal confirmação viria romper com o secretismo em volta das negociações. Com a Rádio Benguela, que sempre teve facilidades de penetrar nos bastidores do Estrela Clube 1º de Maio, algo de estranho se estava a passar, só assim se justificava tanto silêncio inoportuno.
Ao anoitecer, o Telejornal da TPA "brinca" com os angolanos atirando a seco e frio "Acidente trágico em Benguea, Carlos morre num acidente com elevador no Hotel M'ombaka", e nada mais foi dito.

2ª feira, 02/06, ao passar pelo Hotel, por volta das 12h, muito pranto no rosto de parentes e amigos do falecido vindos de Luanda. Nenhum movimento de estranho a notar, como era de esperar relativamente ao funcionamento do Hotel. Como se diz por aí "tipo nada!". Confirma-se isso mesmo com um "batalhão" de Nissans envolvidos no Raid Kwanza-Sul. À tarde, já no aeródromo da Catumbela, é visivel o cenário fúnebre. Homens de luto, entre eles as principais fuguras do futebol e mundo empresarial angolanos, camioneta funerária com o professor Alhinho, emudecido pela fatalidade e mansino no inteior da tábua, reduzido a "simples" corpo. O voo da Taag com destino à Ilha do Sal tarda chegar.

De noite, e fica por saber se é de se dizer "mais vale tarde que nunca" ou então "tarde e má hora", surge na peça de reportagem da TPA o ilustre Carlos Gregório dizendo que a morte interrompe um projecto ambicioso que a direcção do Maio e o finado idealizaram, que não se consusbtanciava apenas no campo do futebol. Daí não terem anunciado o Alhinho como treinador principal.
Que a paz nunca o anbandone!!!
Angodebates
***********************
Acompanhe texto da Angop

"Cabo Verde chocado com morte do treinador Carlos Alhinho em Angola"

Praia, 01/06 - Cabo Verde foi surpreendido na tarde de sábado com a morte trágica e inesperada do treinador Carlos Alhinho, aos 59 anos, na cidade centro-costeira angolana de Benguela, após uma queda do sexto andar de um hotel local, apurou a PANA.A notícia da morte deste homem do futebol, que dias antes tinha passado pela ilha cabo-verdiana do Sal acompanhando a equipa do Benfica de Lisboa então em digressão por Cabo Verde e por Angola, deixou a todos estupefactos e incrédulos perante as circunstâncias em que o malgrado perdeu a vida.
A morte de Carlos Alhinho, muito popular no arquipélago, causou profunda tristeza nos meios desportivos e não só, sobretudo na sua ilha natal, São Vicente, onde nasceu a 10 de Janeiro de 1949.O falecido é seguramente um dos nomes mais sonantes do desporto cabo-verdiano de todos os tempos.
O antigo futebolista internacional, que tinha também a nacionalidade portuguesa e que fez grande parte da sua carreira em Portugal, continuou, no entanto, sempre muito ligado à sua terra natal onde fundou, há já alguns anos, uma academia com o seu nome e que funciona como escola de aprendizagem do futebol.Enquanto futebolista profissional, o malogrado foi dos poucos atletas em Portugal a alinhar nos três grandes clubes do futebol português, Sporting, FC Porto e Benfica.

Do seu currículo constam várias presenças na selecção principal portuguesa bem como a conquista de vários títulos de campeão daquele país.Depois de terminar a sua carreira futebolística, que inclui também uma passagem pela Bélgica onde alinhou no Standart de Liége, Carlos Alhinho abraçou a carreira de treinador tendo neste âmbito orientado vários clubes em Portugal, Marrocos, Angola e países do Golfo Pérsico.

Pelo meio, orientou também as selecções de Cabo-verde e de Angola, equipa que conduziu, pela primeira vez, a uma fase final do Campeonato Africano das Nações (1996). Segundo o director do Hotel Mombaka, Valentim Gomes, citado pela Agência Angola Press (ANGOP), o insólito acidente de que foi vítima Carlos Alhinho ocorreu quando o malogrado abriu a porta e entrou para o elevador a partir do 6º andar do edifício, quando na verdade o aparelho se encontrava avariado no rés-do-chão.

A fonte não especificou há quanto tempo o elevador se encontrava avariado, acrescentando apenas tratar-se da primeira situação do género na instituição.Explicou que após a queda, o antigo treinador do Petro Atlético de Luanda e do Atlético Sport Aviação-ASA ainda foi levado à clínica São Filipe, mas que por falta de médicos foi transportado ao Hospital Central provisório de Benguela, onde veio a falecer meia hora depois acometido de um politraumatismo.

Até à data da sua morte, encetava contactos com a direcção da equipa de futebol do Primeiro de Maio de Benguela que recentemente rescindiu contrato com o treinador Rui Teixeira.
Share:

4 Deixe o seu comentário:

Soberano Kanyanga disse...

Lamentável, muito lamentável.E muito ainda terá de se dizer em relação ao estado técnico dos nossos elevadores nos hotéis e noutros locais. Estou lembrado que há 3 ou 4 anos se deu um caso semelhante no agora inexistente edifício da DNIC. Muito se comentou, mas parece que medidas ficaram por tomar. E tudo o vento levou?
Amigo Patissa, quanto à cobrança que fazes, voltarei aos posts.
Um abraço

Kashuna Andre "gifted" disse...

patissa que e o dono de hotel? e uma entidade privada, governamental ou partidaria? envistiga um pouco e escreve o resultado porque muitos nao gostamos de meia verdade.

Gifted
lundanorte.blogspot.com

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Valeu pelos comentários. Qto à propriedade do Hotel, continuarei ainvestigar, sendo ponto acessente tratar-se da empresa Maboquedo grupo Cesar e Filhos pertencente ao empresário angolano (q anualmente dá prémios aos melhores jornalistas q rondam os USD 50 mil) Armindo César. Contudo, conhecido na praça benguelense pelo silêncio tumular em relação à indminização dos familiares dos atletas da antiga Maboque, equipa de futebol q faleecu em acidente aéreo qdo voltava de uma vitória da provincia do Kunene, na década de 90. Juntos!

Anónimo disse...

coisas q so acontece em angola

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas