quarta-feira, 29 de outubro de 2025
domingo, 26 de outubro de 2025
Ontem! Cerimónia de Benção e Outorga de Diploma do meu Mestre em Ciências da Comunicação
Ontem! Cerimónia de Benção e Outorga de Diploma do Mestre em Ciências da Comunicação, especialidade de Comunicação, Marketing e Publicidade, 2022-2024. Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, turma internacional leccionada em Inglês. Curriculum: Estudos avançados em comunicação / Media, Sociedade & Cultura / Meios Sonoros e Podcasting / Guionis mo-audiovisuais / Marcas e Reputação / Responsabilidade Social Corporativa-Sustentabilidade / Publicidade / Comportamento do Consumidor / Marketing Estratégico / Estratégias e Métricas de Marketing Digital / Metodologias de Investigação Científica. Média Final: 16 Valores. Defesa: Fev 2025
domingo, 19 de outubro de 2025
O Jornal de Angola traz na edição deste domingo um ensaio de minha autoria intitulado SÓ MULHERES CANTAM NA PEDRA DA FUBA: O Descante e o Milho como Pilares da Cultura Umbundu. É o terceiro na linha da Antropologia, etonologia e linguística. Muito honrado pela oportunidade e muito agradecido às pessoas que colaboraram na pesquisa (conteúdo, fotografia e recolha do cancioneiro).
sábado, 18 de outubro de 2025
TPA completa 50 anos. Sinto-me filho da casa, o escritor e o jornalista em mim foram revelados ali
18 de Outubro pertence à TPA (Televisão Pública de Angola), que comemora 50 anos de existência. Sem nunca ter feito parte dos quadros da estação, considero-me filho da casa nas minhas dimensões Jornalística e Literária. Tudo começou em adolescente quando "fugia" da escola e fui abordado pelo caminho pela carrinha de reportagem, na Catumbela, tendo sido entrevistado e convidado a assistir às gravações do programa infanto-juvenil Comboio da amizade. Ali fui rabiscando e recitando poemas, contei piadas e cheguei a produzir/efectuar três reportagens como aprendiz não remunerado na área do desporto, até desistir e seguir outros caminhos. Ao longo destes anos, senti-me sempre tratado com carinho e amparo por profissionais de diferentes áreas da televisão e procurei dar o meu contributo para o serviço público de cidadania. Estamos de parabéns. TPA somos todos nós. A foto é de 2025.
DIÁRIO | O CONDE CORAÇÃO?
DIÁRIO | O CONDE CORAÇÃO?
"Mas Ó MULHER! MU-LHER! Estás esse tempo ali fechada no quarto. Mas já não se almoça nesta casa?! É mesmo assim?!"
"Marido? Fala só um pouco mais alto, não se ouve bem..."
"Perguntei o almoço, pá! Não viste que o comboio das 12h40 já apitou?"
"Vou já fazer..."
"MAS SÓ PORQUE VOCÊ É QUE TRAZ COMIDA EM CASA, UM GAJO TEM QUE SUBORDINAR, MINHA SENHORA?!"
"Marido das outras também, quando a mulher está incomodada, cozinham lá um bocado..."
"Essa merda é brincadeira com coisas sérias, pá! Muito cuidado, ó mulher, marido hoje em dia tá difícil então. Tás a ouvir, né?!"
"Aprende ainda a ter paciência, marido. Estou a ver condecoração..."
"ASSIM JÁ É NOVELA DESSA PORCARIA DA TURQUIA, NÉ?"
"NÃO! CONDE-CO-RA-ÇÃO..."
"Agora começaste a namorar no telefone? Quem é esse tal conde do coração, que é para um gajo lhe partir já os cornos?! Um dia vou perder a compostura, sabés, né?!"
"Marido, eu disse estou ainda a assistir condecoração..."
"Conde coração, conde coração!!. Você acha que tens mais idade para se apaixonar, essas coisas de fadas e condes e reis e princesas, mulher?! Um gajo cheio de fome e tu aí, em vez de cuidar dos teus deveres perante o marido, não! Ficas a viajar na maionese...."
"50 anos, homem."
"O que é que tem a ver se já tenho 50 anos?! Por isso fico a fome porque a minha mulher está com um conde novo no coração..."
"Nada, homem, já ganhaste. MAS NÃO SABES QUE ESTÃO A DAR MEDALHAS NAS PESSOAS O PRESIDENTE?! Está a pipocar. Quero ver ainda se nos 600 reconheço lá um..."
"Ah, quando é assim falava mais cedo, mulher. Essas medalhas vão matar gente de vontade. Faziam só já um livro com nomes e cada um espera o seu dia..."
"Se bem te conheço, lá no fundo também queres..."
"Achas que sou um professor qualquer?! Vai lá perguntar no PUNIV quem foi o primeiro prof a vender fascículos aos alunos. Ainda antes dos computadores do chinês, ouviste, mulher pouco informada?!"
"Seria medalha da candonga, meu marido?"
www.angodebates.blogspot.com | Gociante Patissa | L. 18 Outubro 2025
quinta-feira, 16 de outubro de 2025
quinta-feira, 9 de outubro de 2025
Poema inédito | LOIÇA LIMPA
Poema inédito | LOIÇA LIMPA
Aos meus amores
Não ofereçais relógio
amanhã ontem nem agora
Não vá o céu cair na tentação
De lhes cobrar o pulso
Ou o ponto da hora
Aos meus amores
Não ofereçais vestidos
Alvos rendilhados
A ferro bem passados
Não vá o diabo ou o seu oposto
Sujar a nódoa
O amor come-se com as mãos
De amassar o pão
Minha mãe
E eu feito de mãos e argamassa
Lavei a louça
Mais cedo
toda ela
desta vez
toda
e se não mais cozinhar
É para não vê-la suja
outra vez.
Gociante Patissa | 04 Outubro 2009 - 08 Outubro 2025
www.angodebates.blogspot.com

















