terça-feira, 7 de abril de 2020

Opinião | ABATE DE IMIGRANTES ILEGAIS? NÃO É POR AÍ, EMBAIXADOR NETO KIAMBATA! [actualizado]


O Embaixador Luís Neto Kiambata, proeminente figura da história de luta anti-colonial em Angola, um dos primeiros a liderar a Agência de Notícias Angola Press (Angop) na primeira república, é um fazedor de opinião que muitas vezes bate o seu próprio recorde pela virulência no verbo. No músculo também, literalmente, reza a história. É-lhe atribuído um embaraço diplomático por conta de uma eloquente bofetada por si administrada a um jornalista português, já lá vão décadas. Mas o assunto hoje é outro.

"Será que os 2 mil Km de fronteira que temos com o Congo Kinshansa (RDC) estão todos controlados? Acho que não! Eu defendo que aqueles que atravessam a fronteira ilegalmente e nos expõem ao risco do Coronavirus deviam ser abatidos! É matar, porque a situação é grave", cito de memoria com elevada repulsa as palavras do Embaixador Kiambata, proferidas ontem via telefone no espaço da Televisão Pública de Angola dedicado à conversa com especialista.

Foi a seguir à Conferência de imprensa para o ponto de situação da Comissão Interministerial de combate ao Coronavírus, a qual deu a conhecer o registo de mais um caso positivo de infecção pelo Covid-19, perfazendo 17 casos, dos quais dois óbitos e duas recuperações. Curiosamente, todos “importados” através de voos vindos de Portugal e Brasil.

Mais adiante, o ancião sugeriu às autoridades a adopção da tortura com chicotadas no rabo de quem trespassar a fronteira. E o que não falta ao diplomata é a ideia bem clara de como administrar tais chibatadas migratórias focadas nos glúteos: em público!

Quero acreditar que tenha sido um pronunciamento a quente e que amanhã já terá um discurso mais comedido. É de resto o mesmo optimismo com que muitos de nós digerimos a metáfora do Ministro do Interior, Eugénio Laborinho, quando confrontado com queixas sobre casos de excessos de zelo por parte das forças ordem, no contexto do Estado de Emergência. Ao mesmo tempo que se desculpava, o Ministro cuidou de esclarecer – na verdade desenganar gulosos em doçaria – que a polícia não está na rua para distribuir rebuçados… e nem chocolates.

Voltando ao Embaixador Kiambata, não sou propriamente adepto da visão expansionista segundo a qual a pessoa deve sentir-se pertencente ao lugar geográfico que goste/ame ou seja do seu interesse, apenas por assim ser. Desde logo porque é uma narrativa injusta e desproporcional, sobretudo olhando para a história da humanidade. O mesmo se aplica a qualquer outra proveniência. Se é para cumprir as leis do Direito Internacional, pois então que assim seja, com todos os critérios objectivos que regem as nações.

Não posso, contudo, deixar de manifestar indignação perante uma sugestão tão radical como esta do Embaixador Neto Kiambata, que pelos motivos óbvios tem responsabilidades acrescidas na formação da mentalidade e consciência cívica. Bastaria lembrar que Angola é contra a pena de morte e não se pode fazer apologia ao abate de seres humanos, nem dentro nem na fronteira.

À anfitriã do programa, Nadir Ferreira, dou igualmente uma nota negativa por não ter rebatido logo a opinião do seu interlocutor, demarcando de imediato a estação pública de uma tal diatribe, quanto mais não seja por se tratar de uma figura tida como herói nacional (ainda jovem, na era colonial, Kiambata e um correligionário tiveram a proeza de desviar um avião  de carreira, com tiroteio e tudo, rumo a um dos Congos onde se juntaram a outros combatentes pela liberdade).

Precisamos de frieza nas análises e não perder de vista o essencial, nomeadamente a observância das medidas de prevenção e o repensar das nossas políticas migratórias.
Repito, matar para prevenir a morte, em contexto de saúde pública, não faz o menor sentido.

Gociante Patissa (escritor e jornalista) | 07 Abril 2020 | | www.angodebates.blogspot.com
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas