quarta-feira, 22 de abril de 2020

Diário | ME RECONHECESTE SÓ PORQUÊ, SE O OUTRO ESTÁ A USAR MÁSCARA?

(I)
"SÔ AGENTE! SÔ AGENTE!!! Responde só já o outro, meu irmão. Não fica mais ignorante…”
“Mas que atrevimento é esse?! Tu conheces as minhas habilitações? Vai chamar ignorante ao teu pai, faço-me entender?!"
“Mas, ó chefe, até falei com boas maneiras. É de se ofender mais dos pais?..."
“Você tem noção das suas palavras?”
“Mas assim então, (nessa vida é bom perguntar para aprender, né?) onde é que me expressei mal? Só falei não me ignora mais, faz favor..."
“Não foi isso que você disse! Falaste ‘Não fica mais ignorante’”… Quer dizer, viste que é polícia, é porque não estudou, né?!”
“Oh, afinal o ignorante e aquele que ignora não é a mesma coisa? Vai-me desculpar, sô agente!"
“Aprendam bem o português, Ok?!”
“O português é traiçoeiro. Está a ver só, meu irmão? A pessoa ia só mesmo levar chapadas à toa, é no tal funeral do Camões que já não fomos…” 
(II)
“Pronto está desculpado. Mas também qual é a emergência afinal?!”
“É mesmo o Estado de Emergência, chefe!”
“Fez o quê?”
“O chefe está a ver aquele senhor aí de camisa azul? Vim fazer queixa contra o gajo…”
“Mas aqui no quintal do supermercado é para apresentar queixa?!”
“Ele ofendeu o Presidente da República…”
“João Lourenço mesmo? O nosso Comandante em Chefe?”
“É isso, chefe… Pode chamar só já o patrulheiro para lhe levarem em julgamento sumário…”
“Assim estás a sugerir ou a ordenar?! Mas ofendeu o Presidente? Falou o quê?”
“Por acaso não falou nada…”
“Escreveu o quê no facebook?”
“Não sei, chefe, não lhe vi no facebook dele…”
“Mas então ofendeu o Presidente no que tange a quê? Cantou RAP de insubordinação?”
“Não, chefe.”
“Filho da mãe! Mas você fumou cangonha ou o quê?! Não falas coisa com coisa, pá!”
“Me encostou meio metro... Quer estragar a minha quarentena...”
“E no quê que isso ofende o Comandante em Chefe?”
“Então eles não mandaram ficar em casa, lavar todo o dia as mãos com sabão, álcool gel e se dar distância? Esses dias nem namorar com as minhas pequenas estou a conseguir mais...”
(III)
“Ó CIDADÃO, TUDO BEM?”
“Boa tarde, senhor agente...”
“Recebi queixa de que o senhor furou as regras do Estado de Emergência... Procede?”
“Não, chefe. Eu estava na fila direita, aí olho assim, reconheci este aldrabão que me deve dinheiro e anda a me esquivar há cinco anos. Então tentei lhe cobrar...”
“Está a ver, sô agente? Na quarentena é de se cobrar?! A Ministra da saúde falou dois metros...”
“Isso é meu azar!!! E antes da quarentena pagaste o que deves? Agora se o Covid-19 te matar?”
“MAS O SENHOR ESTÁ OU NÃO A FALHAR COM A DÍVIDA ALHEIA?”
“Ele sabe que me deve, chefe. Anda a me fugir há anos. Está com truques. Hoje lhe reconheci.”
“Mas me reconheceste só porquê, se o outro está a usar máscara?”
Gociante Patissa | Benguela, 22 Abril 2020 | www.angodebates.blogspot.com
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas