domingo, 7 de agosto de 2011

Não terá resistido à pressão - «Mata Frakuz» abandona o País (In Semanário Angolense, nº 428, 06 de Agosto de 2011) - Actualizado

Um dos promotores da fracassada manifestação de 7 de Março abandonou o país, refugiando-se em Portugal, alegadamente em busca de segurança. Informações chegadas à nossa redacção dão conta que o angolano-português Henriques da Silva Luaty Beirão, conhecido como «Brigadeiro Mata Frakuz», 29 anos de idade, abandonou recentemente o país, refugiando-se em Portugal.

«Mata Frakuz» terá embarcado para Lisboa há cerca de duas semanas, alegando que estava a ser alvo de ameaças de morte, por parte de indivíduos não identificados, mas que presume tratar-se de militantes do MPLA. Com essa atitude, o jovem contestatário deixou à sua sorte todos os seus apoiantes, que, com ele, organizaram marchas de protesto durante a sua permanência em Angola, criando, deste modo, um sentimento de revolta e decepção no seio dos jovens que nele encontraram um homem de coragem e o principal impulsionador da «revolução».

Alguns jovens que participaram da manifestação de Março, ouvidos a propósito, disseram não concordar com o facto de «Mata Frakuz» abandonar o país. «Um indivíduo se que diz angolano de verdade e defender de forma tão acérrima a democracia, reclamar a mudança de regime e, inclusive, a destituição do PR, vem, agora, fugir dessa empreitada», disse um.

A verdade é que o «líder» das manifestações tem dupla nacionalidade, a angolana e a portuguesa, factor que facilitou sua opção por Portugal. Segundo suas declarações antes da partida, ele sofreu, nas imediações da Escola Anangola, em Luanda, agressões físicas, por parte de dois indivíduos desconhecidos, assim como também viu a sua casa invadida por um grupo de elementos, que exigiam o pagamento de uma dívida que, jura a pés juntos que não contraiu e muito menos conhece os indivíduos que clamavam.

A vítima disse, ainda, ter apresentado queixa à Policia Nacional, atribuindo publicamente responsabilidades desses actos, não exclusivamente, aos jovens que os praticaram, pois, na sua óptica, «trata-se de um crime político, ainda que não tenha sido explicitamente ordenado. «Sem dúvida, foram elementos do partido no poder, o MPLA que fizeram tudo isto», acusou.

A Direcção Provincial de Investigação Criminal (DPIC) já reagiu e desmentiu a versão de «Mata Frakuz», afirmando que não é verdade que ele tenha sido ameaçado por militantes do MPLA ou outro partido qualquer. Para os investigadores, «tudo não passou de uma dissimulação para emigrar para Portugal, pois ao longo da investigação, foram ouvidos os supostos jovens envolvidos nas duas ocorrências de que foi vítima o cidadão Henrique da Silva Luaty Beirão, tendo entretanto, nas suas declarações, dito que agiram de livre e espontânea vontade. Desmentiram durante o interrogatório que tenham algum vínculo ao MPLA ou qualquer outro partido político. ■

(In Semanário Angolense, nº 428, 06 de Agosto de 2011)
.................................................................................................... por outro lado...

Mata Frakuz» desmente notícia de pedido de exílio em Portugal  (In portal Angola24horas)


O rapper Luaty Beirão mais conhecido por Mata Frakuz, desmente em entrevista ao portal Angola24horas a informação saída em alguns jornais do fim-de-semana de ter asilado em Portugal por razões de perseguições em Luanda. Jovem que esteve ausente de Angola assume ter a sua residência fixa no território angolano.

Estrato da entrevista de Luaty Beirão, Ikonoklasta ou Mata Frakuz
Angola24horas: Em que país está nesta altura?
Luaty Beirão: Estou em Portugal a trabalho, mas tenho residência fixa em Angola para onde regresso mal acabe o que me trouxe aqui.
Angola24horas: Com quantos anos está o Luaty?
Luaty Beirão: 29anos de idade. (Acedido a 09/08/11)
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas