A Praia Morena destacou-se como atracção turística hoje, 19/02, mas desta vez não foi por causa das canções e poesia compostas em torno do seu nome. Falam-se em cinco horas de maré brava, que derrubou alguns casebres de pescadores. Tratam-se, segundo o novo administrador municipal de Benguela, Engº Manuel Lucombo, de habitáculos construídos em zonas de riscos. As fotos do Angodebates foram tiradas por volta das 16h.
Um kota pescador, ouvido pela imprensa, disse que a consequência imediata das calemas será a escassez do pescado (estamos tramados, digo eu!).
Instantes depois de ter sido salva por outra criança, esta da foto abaixo observa, assarapantada, o mar que quase a levou para outra vida.
Infelizmente, o rosto raro de um mar embravecido, dizem os entendidos que pelo desagoar das águas dos rios Catumbela e Cavaco, atiçou a traquinice das crianças, alheias talvez à noção de que o mesmo kalunga, que significa mar, é polissémico e quer também dizer morte. Ainda bem que o pior não aconteceu. No entanto, julgamos que o alerta dos media não devia afrouxar no periodo da tarde, como se tivessem a missão cumprida na jornada matinal. Ao que nos pareceu, vários são os encarregados que não se aperceberam da perigosidade da praia, sobretudo para as crianças. Também fez falta, no periodo da tarde, a presença dos bombeiros e/ou a protecção civil.
Gociante Patissa, Benguela
3 Deixe o seu comentário:
Olá Amigo Patissa!
É triste para essa gente, que já tão pouco tinha, que agora fica sem o tecto a que chamavam de casa!
Preocupa-me e gostaria de saber se vão ter apoios para poderem dormir, pelo menos...!
Um beijo Amigo Patissa e desejo-te um excelente fim de semana...
P.S. as fotos estão lindas, pena é que são para ilustrar uma situação triste...
Gente,cuidem dos candengues porque o mar esta bravo e do outro lado gostaria alertar os moradores do antigo predio da TPA "o decimo", a requisitarem chatas o mais rapido possivel por via terra, ali nao se entra.
Epá!
Chegaaste aos leitores antes do José Lopes, transportado pela sondas hertezianas da nacional.
Valeu. Um abraço
Enviar um comentário