“Matrimónio Venerado” é título de obra literária, cujo lançamento ocorreu na quinta-feira (29/10) em Luanda. Da autoria de Isaac Pacheco “Macumbumdu da Graça” (à direita na foto), que se estreia embora esclareça não se tratar do primeiro manuscrito da sua lavra, o livro tem seis capítulos e 30 páginas, com edição independente.
Curioso, o Blog Angodebates perguntou se o autor já passou pelo matrimónio. «Não passei. Mas como objecto de ficção podemos ter uma ideia do que é matrimónio», referiu Isaac Pacheco, para a seguir acrescentar, «o romance retrata a vida conjugal, parte de alguns princípios: o namoro, o noivado, até ao matrimónio. Exactamente queremos apresentar frutos daqueles matrimónios que já existem».
A apresentação do livro esteve a cargo do escritor Carlos Pedro (CP), que é Coordenador de actividades da Brigada Jovem de Literatura.
de uma forma recreada, reflexiva, como manda a regra da literatura, a regra implícita. O autor faz uma incursão daquilo que é o matrimónio cristão e não cristão. Na sua visão, [o primeiro] é ideal se quisermos ter uma família mais saudável, com harmonia. É uma obra importante porque é um género que poucos jovens têm estado a cultivar, comparativamente com a poesia», considerou CP.
«É uma obra actual, retrata um tema muito apelativo
«É uma obra actual, retrata um tema muito apelativo
CP revelou que pelo menos dez jovens escritores estrearam-se este ano, safra superior a do ano anterior, o que vê com um misto de agrado e preocupação.
«Apela-se aqui aos críticos para poderem fazer um estudo de uma nova geração que já surgiu. Portanto, seleccionar os livros, fazerem uma abordagem, para vermos então como vai o estado da literatura angolana com o surgimento destes novos».
Gociante Patissa, Luanda, 29 de Outubro de 2009
1 Deixe o seu comentário:
Bem haja!
É importante que surjam outros Aires de A. Santos e outros Raul(es) David.
Parabéns!
Enviar um comentário