sábado, 17 de setembro de 2022
No Dia do Herói Nacional, que pouco acertadamente se reduz à figura de António Agostinho Neto (líder que levou à proclamação da independência de Angola do jugo colonial português), a vênia merecia a todos os nacionalistas e heróis anónimos. Pela parte que me toca, cito Manuel Patissa (pela pide grafado PATIÇA, meu avô paterno e xará) líder religioso da IEA que fez parte dos "indígenas" condenados pela polícia política portuguesa sem julgamento e desterrados para a cadeia de São Nicolau, hoje Bentiaba, de 1961-66.
domingo, 11 de setembro de 2022
Versão umbundu do livro de poesia e fotografia de José Eduardo Agualusa disponível em Lisboa desde 07 de Setembro. A obra sai pela Urukum, tem exemplares manufacturados e numerados, capa de kapulana, a tradução para umbundu foi do poeta angolano Gociante Patissa
Notícias que nos chegam da Feira do Livro de Lisboa indicam que está patente na galeria de arte do stand B 104 "ONUMBI YOKANAITO KA KAPWI" (do original, Gramática do Instante e do Infinito). Ao longo da programação de hoje, que é o último dia da Feira, José Eduardo Agualusa autografa um outro título. 












