Publicações


O Homem que plantava aves (edição brasileira)


GÊNERO:  Contos ,           
FORMATO: 14X21 | ANO: 2017             
PÁGINAS: 184| Pólen Bold 90 gr
SINOPSE:                Com um conjunto de 14 contos e uma fábula Gociante Patissa constrói suas histórias explorando um enredo criativo, único. Na história que dá nome a obra “O Homem que Plantava Aves” a ficção constrói-se sobre a história de um povo rural devoto a natureza. A narrativa de Patissa marca-se como uma escrita crítica, que pela construção de um humor fino destila suas críticas contra os paradigmas do homem. Ainda na história, este povo rural citado enrijeceu-se sobre a crença de que as pessoas portadoras de deficiência não podiam ter seus direitos igualados as das ditas pessoas sadias; a ficção do escritor irá se desenvolver no sentido de desconstruir a barreira de preconceitos levantados pela sociedade. Esta acidez singular de Patissa também se mostra na história “A Meia- Viagem do Senhor Serviço”, na qual a narração denuncia a hipocrisia inerente aos status sociais, através da elaboração do humor, com isto, astutamente o escritor marca seu ponto de vista trazendo ao final dos seus contos a comicidade dos desconexos preconceitos humanos, que quase sempre recaiam sobre a mesma população que os criou e sustentou. Com a característica de um escritor-parodista, Gociante Patissa cria suas histórias com uma escrita concisa e leve, porém estruturada pelas palavras de um homem que enxerga além da construção social, tão aceita, mas tão necessária de ser repensada.
compre aqui 

Almas de Porcelana

(poesia reunida). Editora Penalux. São Paulo, Brasil, 2016.

Resenhas
https://homoliteratus.com/almas-de-porcelana-e-um-coracao-angolano-que-canta-sua-patria/

https://bibliotecarialeitora.wordpress.com/2016/07/13/almas-de-porcelana-gociante-patissa/ 




O Apito Que Não Se Ouviu
Crónicas, edição União dos Escritores Angolanos, 2015


Guardanapo de Papel
Poesia. Nóssomos, Lda. Luanda, Angola / V. N. Cerveira, Portugal, 2014


Fátussengóla, o Homem do Rádio que Espalhava Dúvidas
Editora: GRECIMA. Programa Amo Angola, concurso de bolsa literária «Ler Angola». Luanda, 2014.


Não Tem Pernas o Tempo

Romance (121 pág.). União dos Escritores Angolanos. 2013


A Última Ouvinte (contos) já nas bancas, mil kwanzas (USD 10), em Benguela na Tabacaria Grilo

1º lançamento em Benguela a 17/09/10, com apresentação do Dr. Francisco Soares. Edição: União dos Escritores Angolanos, capa de Miguel Dafranca, impresso no Brasil. Inclui 7 contos. "A última ouvinte possui, como aqueles poemas, a virtude de uma linguagem simples sem deixar de ser poética. Não se trata apenas de desfilar estórias que intriguem, suspendam e surpreendam o leitor. As estórias são boas, tiradas ao quotidiano, sobressaindo de situações facilmente identificáveis no quotidiano de muitas pessoas. Atravessa-as um sentido de humanidade e de dignidade que asseguram a função social e política dos contos. O autor recorre ainda a ambientes rurais e urbanos, não para retratá-los na fixidez dos quadros tradicionais, mas observando e posicionando-se nas dinâmicas culturais trazidas pelo choque, pela colaboração, pela interacção entre ruralidade e urbanidade, que inevitavelmente vai despoletar uma série incontrolável de processos de transformação de hábitos, esquemas de pensamento, costumes e da própria visão do mundo. Mas a narrativa não vive só de estórias nem de conteúdos, tanto quanto o homem não vive só de pão. Ela precisa dessa outra fonte incontornável da literatura que é o trabalho artístico sobre a linguagem, articulado sobriamente ao trabalho artístico sobre o enredo. É o trabalho artístico sobre a linguagem que nos dá a verdadeira dimensão do escritor. No caso de Gociante Patissa, a linguagem caracteriza-se por dois ou três traços: um sentido rítmico apurado e próximo da fala corrente; o recurso a um vocabulário também comum à fala corrente; o uso de figuras de estilo (principalmente analogias) sem exibicionismos que tornam folclórica tanta literatura produzida hoje" Dr. Francisco Soares (Clicar na imagem para mais detalhes)


"Consulado do Vazio", poesia, editora KAT-Consultoria e empreendimentos (Benguela 2008), 500 Kz
*** Gravura de capa: Délio Batista** Editora: KAT-Empreendimento e Consultoria** ** Em 51 páginas, poemas escritos em 12 anos** Citações: "Ele retrata a sua vivência dando-lhe pressupostos poéticos"-ArJaGo (escritor, historiador e docente); "Onde não há poesia, não chove... e em Benguela chove muito pouco"-professor Francisco Soares; "Viemos dar a nossa força porque o conteúdo literoestético da obra ultrapassa vulgaridades" -poeta e declamador Fridolim Kamolakamwe; "de vazio só tem o nome"- jornalista Adão Faustino




PARTICIPAÇÃO EM ANTOLOGIAS
Pássaros de Asas Abertas
A.23 Edições & União dos Escritores Angolanos. Lisboa, Portugal, 2015.

Angola 40 anos | 40 Contos | 40 Autores
Publicada pela Mayamba no ano de 2015 para comemorar o 40.º aniversário da Independência nacional

antologia «Di Versos 22» 

Edições Sempre-Em-Pé, Maia. Portugal, 2015. Outros autores angolanos são Lopito Feijó, David Capelenguela e Carlos Ferreia "Cassé". É a segunda presença de Gociante Patissa neste projecto (em que os autores são selecionados pelo editor e não têm que pagar rigorosamente nada), a primeira foi na 18.a edição

A Arqueologia da Palavra e a Anatomia da Língua – Antologia Poética
Movimento Literário Kuphaluxa. (Org. Amosse Mucavele) Maputo, Moçambique, 2013

antologia «800 anos/O futuro da Língua Portuguesa»
Filipe Zau, Gociante Patissa, Kajim Ban-Gala, Luís Fernando, Paulo de Carvalho e Salas Neto representam Angola numa colectânea de artigos, entre ensaios, crónicas e até de opinião sobre o futuro da língua portuguesa, dossier organizado pelo jornal português, PÚBLICO, por ocasião dos 800 anos da língua europeia, assinalados em 27 de Junho de 2014. O livro, editado pela «Bela e o Monstro», numa parceria entre o PÚBLICO e um denominado «Movimento-2014», seria lançado oficialmente a 5 de Maio último, na sede da CPLP em Lisboa, na data em que se celebrou, pela primeira vez, o Dia Internacional da Língua Portuguesa.


III Antologia de Poetas Lusófonos, editora Folheto Edições & Design (Leiria-Portugal, 2010)
O Blog Angodebates recomenda a leitura desta obra, que inclui quatro poemas de Gociante Patissa, por sinal a primeira experiência internacional da sua carreira literária. Lançamento feito em Pombal a 09/10/2010 (Clicar na imagem para mais detalhes)


Di Versos - Poesia e Tradução, Nº 18. Fevereiro 2013

Edições Sempre-em-pé. Maia, Portugal


Balada dos Homens que Sonham (edição: Clube do Autor, Portugal, e a União dos Escritores Angolanos)
Gociante Patissa (1978) é o mais novo entre os 14 escritores nesta antologia (2012) e participa com os contos "A Última Ouvinte" e "Um Natal com a Avó".


CONVERSAS DE HOMENS NO CONTO ANGOLANO breve antologia (1980 – 2010), organizada por António Quino
Contos de: TIMÓTEO ULIKA, EDUARDO BETTENCOURT PINTO, E.BONAVENA, JOSÉ LUÍS MENDONÇA, ANTÓNIO FONSECA, FREDERICO NINGI, JOÃO TALA, ZETHO CUNHA GONÇALVES, JOSÉ EDUARDO AGUALUSA, CARMO NETO, RODERICK NEHONE, ALBINO CARLOS, ONDJAKI, GOCIANTE PATISSA/ Edição: União dos Escritores Angolanos,2011. Introdução: A escala dos contistas foi, propositadamente, disposta numa hierarquia que obedece à data dos seus nascimentos. Assim, iniciamos a Breve Antologia com os contos dos autores mais velhos e terminamos com os dos mais novos, criando uma espécie de pico que tem no cimo memórias mais distanciadas do presente e, na ponta final, um presente menos pretérito, mas cujo epicentro são os invariantes literários globais e locais que permitirão certamente ao leitor construir mentalmente uma Angola com trinta anos de idade através do princípio de representatividade marcado pela presença de elementos simbólicos que reflectem o meio cultural e psicológico do autor e da própria obra.


 Tese de Licenciatura

Boletim A VOZ DO OLHO

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas