quinta-feira, 21 de junho de 2018

Formação de professores passa apenas para o ISCED

O Executivo vai extinguir cursos de formação de professores nas instituições de ensino médio, deixando esta tarefa unicamente para o Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED).



De acordo com o deputado Victor Kajibanga, coordenador da sub-comissão do Ensino Superior da Assembleia Nacional, os actuais institutos médios de Educação e os magistérios primários, dentro de pouco tempo, vão deixar de existir.


Victor Kajibanga, que falava num encontro com a direcção do Instituto Superior de Educação (ISCED), indicou que os desafios para a formação de professores estão estabelecidos no Plano Nacional de Educação, documento que estrutura as linhas de força para o desenvolvimento da educação no país.

O deputado propôs o alinhamento do plano estratégico do ISCED com o Plano de Desenvolvimento e Formação de Quadros e com o plano de desenvolvimento de educação “Educar Angola 2030”.

Victor Kajibanga reconheceu os esforços feitos pela direcção do ISCED para o funcionamento da instituição e sublinhou que está a cumprir com os três pilares fundamentais do sistema de ensino superior, com destaque para o ensino, a investigação científica e a inspecção. “Um dos grandes erros que as instituições do ensino superior cometem é separar a investigação da inspecção”, afirmou o deputado.

Quanto à promoção de professores, o deputado alertou que a permanência  dos docentes na categoria torna a carreira do professor pouco atractiva. “A questão dos concursos públicos está a transformar-se num mecanismo de travagem na progressão da carreira e mobilidade dos professores”, disse o parlamentar.

O encontro com a direcção do ISCED teve como objectivo auscultar os principais problemas da instituição, a execução das verbas alocadas pelo Orçamento Geral do Estado (OGE), o funcionamento dos cursos de pós-graduação, funcionamento dos departamentos de ensino e investigação e dos centros de investigação científica, concursos públicos e admissão de novos professores e investigadores.

Dificuldades na investigação

O director do Centro de Estudos do ISCED, Mbiavanga Fernando, disse que o  corte das verbas no Orçamento Geral do Estado, desde 2015, está a dificultar a investigação científica e, por isso, solicitou o apoio dos deputados para interceder junto do Executivo para a reposição destas verbas.

“Manteve-se a rubrica sobre o salário, mas a de bens e serviços e de investimentos o ISCED não beneficia desde 2015, e isso tem criado constrangimentos  no funcionamento desta instituição”, disse, salientando que  o instituto deixou igualmente de beneficiar da rubrica do bónus do petróleo.

Mbiavanga Fernando anunciou a abertura, no próximo ano académico, de três novos cursos de licenciatura, destacando o de Jardim de Infância, Educação Primária e de Biologia, que aguardam a validação do Ministério do Ensino Superior.

O director do Centro de Estudos do ISCED lamentou a falta de instalações próprias para a instituição, que actualmente funciona na Centralidade do Kilamba, dos desafios e das estratégias da instituição. Mbiavanga Fernando defendeu abertura urgente do concurso público para admissão de professores.

O responsável alertou sobre a falta de colaboração entre o ISCED e o Ministério da Educação na reforma educativa. “O ISCED não foi chamado para dar o seu contributo à reforma educação e a primeira instituição que devia ser informada é o ISCED, que tem a missão de formar professores”, sublinhou Mbiavanga Fernando.

Estatuto do SINPROF

O deputado Luís Domingos, coordenador da subcomissão de Educação, esclareceu ontem que o estatuto do Sindicato dos Professores (SINPROF) já foi publicado em Diário da República, de 20 de Fevereiro último.

Luís Domingos, que reagia à preocupação manifestada pela secretária-geral do Sindicato dos Professores (SINPROF), Hermínia Ferreira do Nascimento,  em relação à publicação dos estatutos da organização, disse que houve uma intervenção dos deputados junto do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos no sentido de esclarecer o assunto.

A secretária-geral do SINPROF solicitou, há dias a intervenção dos deputados da Comissão de Saúde, Educação, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia da Assembleia Nacional, para que o estatuto da organização fosse publicado em Diário da República.
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas