segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Curiosidades e memórias da AJS (2) | E QUEM RECUSOU FOMOS NÓS

Ester Tembo (esq), Patissa, Ana Maria (atrás),
colega cujo nome já não recordo
O ano financeiro das agências doadoras fechava entre Julho e Setembro, pelo que a partir de Outubro começavam a surgir, em cadeia de e-mails, as chamadas para apresentação de propostas de projectos para financiamento. A elaboração/sistematização de projectos, cuja habilidade era adquirida e aprimorada em seminários e workshops, constituía, como lhe considerou alguém, “o sangue das organizações”.

Em finais de 2004, chamados de urgência ao gabinete da brasileira Ana Maria, coordenadora do programa de saúde da CRS (Catholic Relief Services), de origem americana, fomos recomendados a apresentar um projecto de combate à malária, que devesse orçar até USD 20 mil. Era o máximo que o doador chamado OMS (Organização Mundial da Saúde) podia cabimentar, valor no entanto insignificante para a dimensão e prestígio da CRS. A negociação com o delegado da OMS viria a sair-se tensa e mandamos o homem “pastar”. E não deixei de festejar um pouco quando no ano seguinte saiu a notícia do afastamento do homenzinho do cargo. Já vamos voltar a este tema.

A “madrinha” Ana Maria ganhou simpatia/empatia pela nossa ONG ao longo dos três anos em que a AJS (Associação Juvenil para a Solidariedade) emprestou membros e voluntários para servirem, em regime de voluntariado, na monitoria dos indicadores de qualidade das jornadas de vacinação contra a pólio (na prática, servir de fiscais para assegurar que os vacinadores conservavam devidamente as vacinas e não entornavam a gota ao chão, forjando as estatísticas, vencidos pelo cansaço de tantos quilómetros a pé e desmotivados pelo incentivo da T-shirt, boné, frango, maçã e água).

Os projectos financiados, para além de permitirem a materialização de acções e ideais de desenvolvimento social e comunitário, também permitiam reter quadros, quanto mais não seja porque a grande maioria de cérebros que reforçavam as organizações, não vindo de “famílias herdeiras”, procurava rentabilizar o seu tempo e conhecimentos, tornando a concorrência neste domínio renhida.

Os doadores mais exigentes faziam questão de anexar o formulário que indicava a estrutura a ser seguida à risca. Destaco pelo excesso de formalismos e repetições os modelos da União Europeia e das Nações Unidas/Fundo Global. Outros doadores substituem a minúcia pelo pragmatismo e valorização da aptidão local, conformavam-se com os padrões universais, afinal o conhecimento vinha de entidades ocidentais com base universitária.

Outro problema tinha que ver com o foco de intervenção da maioria das ONG’s nacionais, já que as doadoras, tendo a situação financeira e de sustentabilidade confortável, podiam “dar-se ao luxo” de se especializar em um, senão dois ou três galhos. Já as nacionais tinham de se virar em interpretações mais ou menos vagas da sua missão, de modo a ajustar os eixos de intervenção de um dado projecto consoante a área de intervenção social comunitária programada pelo doador.

Pelo menos até 2010, o panorama da sociedade civil, sob o ponto de vista das ONG’s, podia ser estratificado em três campeonatos: as internacionais (ora doadoras ora implementadoras), as nacionais (ADRA, Omunga) e as de impacto e/ou âmbito local/provincial mais ou menos sobreviventes da escassez de financiamentos (decorrente da passagem do contexto de emergência para o desenvolvimento) e dispersão de membros que tinham verdadeira percepção de voluntariado e não apenas de vínculo de segundo emprego (AJS, Twayovoka, CRB, entre outras).

Como é de imaginar, as redes de contactos, algumas surgidas em coffee-breaks, na praia, em conferências, enfim, por inimagináveis oportunidades de socialização também funcionavam e chegavam a ser determinantes. O contrário seria impossível, até porque é de alianças que se faz também a cidadania. O financiamento da OXfam, por exemplo, em 2004, que respeitou todos os trâmites do processo de candidatura, triagem, e anúncio do resultado, nunca chegaria ao conhecimento da AJS se não se tivesse abordado a jovem holandesa Erica, representante da agência doadora inglesa, num ensolarado domingo de praia na Restinga do Lobito, que deu a conhecer a abertura de concurso um mês depois daquele contacto informal.

Voltando ao debate com o Delegado da OMS. Depois de dar entrada da proposta, recebemos um telefonema para ir defender a proposta. Como líder da equipa, tu não cabes em ti de ansiedade, posto que pelo menos por um ano terás garantido fundo para tirar as ideias do papel para as vidas das comunidades de base, além de ganhar em equipamentos operacionais e gastáveis para o escritório. E tínhamos caprichado na capa da proposta, com uma imagem recortada ao famoso manual “Onde Não Há Médicos”, creio que até as autoridades tradicionais da comunidade participaram no diagnóstico, afinal não se combate a malária sem o envolvimento dos moradores nas acções para a mudança de mentalidades e atitudes.

O senhor deu a entender logo à nossa chegada, pela expressão corporal, que não era bem de dois “miúdos” que esperava. Tinha eu 25 anos na altura, magro como um cigarro. O Edmundo tinha logicamente menos idade e um semblante mais angelical. Sentamo-nos como quem se entrega ao exame oral, cada linha da narrativa da proposta na ponta da língua. Explicamos que havíamos sido recomendados pelo parceiro CRS, o que na verdade ele já sabia, não apenas por estar estampado na proposta mas também pelo telefonema da nossa “madrinha”.

Para o nosso espanto, o homem focou-se na última página, a do orçamento. Como é mesmo o teu nome? Inquiria ele. Respondi pelo sobrenome. O senhor sabe o que são 20 mil dólares?! Olhei para o meu vice, mantive a calma diante da provocação, puxei o meu lado materno e respondi-lhe: Depende. Se olhar só para o orçamento, parece alto. Se considerar a descrição da lógica do projecto como um processo é um valor razoável. O ambiente parecia anormal para aquele sector que pauta por um conceito horizontal de relacionamento.

O homem parecia disposto a nos convencer de sermos imaturos, irresponsáveis e talvez mesmo desonestos. A idade e a posição não nos permitiam devolver pela mesma moeda, pelo que a nossa estratégia seguiu sendo a defesa do projecto de forma elevada. Lembramos a ele o percurso da organização, as acções com outros doadores na luta contra as ITS e VIH/SIDA, o programa de rádio, enfim, que vínhamos de uma Associação Juvenil. A nossa divisa aliás é clara: “Humildade, Justiça e Solidariedade”.

Eis que depois de muitas voltas, o homem diz que iria financiar mediante uma condição. Que devíamos substituir Lobito por Balombo. Isto mesmo, de repente, o projecto que não estava à nossa altura para ser implementado no Lobito, já podia ser feito no Balombo. Respondemos que a proposta resultara de um diagnóstico a uma realidade que conhecíamos, pelo que não nos permitia a consciência uma tal adaptação. Posso estar enganado mas a minha intuição alertou logo para interesses escusos do homenzinho ao deslocar o projecto para uma localidade distante e de difícil acesso/monitoria (?). E quem recusou fomos nós.

Daniel Gociante Patissa (na foto com a enfermeira Ester Tembo, ao lado e a Ana Maria atrás)
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas