terça-feira, 4 de julho de 2017

MUITOS DOS PRODUTORES NÃO ACONSELHAM OS MÚSICOS A SAIR DOS ESTÚDIOS PARA AS RÁDIOS – Dinho Carlos | Grande entrevista (parte1)

A história da rádio em Benguela é rica em exemplos de técnicos de som que resultaram em locutores de carreira. É também este o desafio assumido recentemente por Dinho Carlos ao décimo sexto ano de casa na Rádio Morena Comercial, que emite nas frequências de 97.5 e 96.0 FM. O que reserva o futuro é ainda uma incógnita, mas uma certeza por enquanto lhe basta: era preciso ousar. Dinho vem de uma família com tradição em rádio e sucesso na arte de representar em televisão. Como principais referências, é filho do discotequeiro e actor João Carlos Kavitutula (já falecido) e irmão do actor e DJ Celso Roberto, que deram corpo a personagens diversos da teledramaturgia pela Televisão Pública de Angola (TPA) nas últimas três décadas.

Blog Angola, Debates & Ideias (Angodebates): O Dinho Carlos é o mentor, vamos lá dizer, do programa. É um operador de som da rádio com uma história vasta e portanto este ano está a exercitar também a parte da locução. Como é que está a ser esta experiência?

Dinho Carlos (DC): É uma experiência boa, uma experiência boa, embora muitas vezes também já esperada. Então estamos a tentar galgar uma aventura diferente do habitual, que é a aventura da locução, embora também um pouco difícil para quem está há muito tempo atrás das máquinas.

Angodebates: Quantos anos de casa?

DC: Dezasseis.

Angodebates: Dezasseis anos. Quase todos os locutores passaram por si. (risos)

DC: (risos) Sim. Dezasseis anos. Comecei muito jovem, hoje tenho metade daquilo que é minha vivência na rádio. Então toda esta experiência fez com que viesse essa idealização de um programa um pouco diferenciado dos outros, não fugindo, claro, às normas radiofónicas. Então criamos o «Karaoke na Rádio».

Angodebates: Em que consiste, vamos lá dizer em termos concretos, o vosso programa? O que é que acham que trazem de diferente?

DC: A divulgação dos músicos anónimos, não é? Mas anónimos, músicos que também podem fazer interpretação de músicas alheias, conforme se diz, e cantar as próprias músicas. Vimos que é um mercado tendencioso, ultimamente a febre do karaoke tem estado a tomar conta do mercado. Então sentimos a necessidade de criar este espaço para os músicos venderem a sua voz.

Angodebates: Há quanto tempo é que o programa está no ar?

DC: Estamos no ar há três meses.

Angodebates: Como é que tem sido a receptividade por parte do público? Ou como é que vocês avaliam se estão a ser bem, ou não, recebidos pelos ouvintes?

DC: Está média. Está média porque somos miúdos ainda, não é? As críticas estão a ser bem-vindas, estamos a procurar melhorar com isso. A aceitação tem sido aceitável. Temos agora um número de músicos elevado [comparado] ao que começamos. Então temos vindo a ter feedback, conselhos, propostas, para implementarmos no programa e talvez, quem sabe, lá para frente também fazermos valer essas ideias.
 
Angodebates: Dinho, eu pessoalmente, embora não sendo ouvinte assíduo do vosso espaço, já ouvi vocês mais ou menos no ar a lamentarem dificuldades técnicas. Quando vocês falam em dificuldades técnicas que contribuem negativamente, ou seja, para um programa airoso vosso, estão-se a referir a quê? Internet ou o quê?

DC: Também. A internet é um problema, não é? Porque nós temos um limite de transmissão que com a internet ajudar-nos-ia a irmos mais longe, passaríamos do nosso limite mas, claro, de forma legal. A outra questão é a questão técnica interna, não é? Porque a gente quer ir um pouco além do habitual, conforme a gente fala ‘nos bairros’, ir aos municípios, há muitos músicos nos municípios que não conseguem chegar até aqui. Então queríamos ser nós a chegar até lá. É um pouco isso.

Angodebates: Há uma queixa generalizada, embora depois oficialmente ninguém a assuma, que as rádios locais não têem feito o suficiente para a divulgação das músicas locais. Concorda com essa apreciação?

DC: Não concordo. Não concordo porque eu tenho estado, ou antes do karaoke, fiz também durante muito tempo o programa “Aiué, Sábado”, com a pessoa do Ekumby David e do Rui Fernandes. Fizemos esse trio durante muito tempo e nisso fez-me ter muitas vezes contacto com músicos e produtores. A questão é que muitos dos produtores não aconselham os músicos a saírem dos estúdios para as rádios. Logo, outros são os próprios produtores – não estou a culpá-los, não é? – que não fazem um pacote de promoção para dar espaço ao músico. Na verdade, as rádios existem, os espaços estão postos. Um deles é este do Karaoke. Nós todos os domingos fazemos o chamativo, todos os domingos pedimos que os músicos venham…

Angodebates: E é grátis ou há uma cobrança?

DC: Não, não! Tudo grátis. Não se paga nada. A nossa preocupação é com a arte, é com a divulgação da cultura, é com o músico, é com a divulgação da música. Mas nos temos [a limitação com] o espaço físico. Por exemplo, a Rádio Morena é só Lobito, Catumbela e outros municípios [do litoral]. Mas quem vai fazer ouvir as músicas do músico em Luanda, no Lubango, no Huambo? Isso não é a Rádio Morena. Nós temos um Blog na internet mas o músico tem que pôr lá o seu trabalho e pedir que as pessoas partilhem. Isso já não é o nosso trabalho. Nós fizemos a nossa parte, mas os músicos, os promotores, os produtores, têem que fazer muito mais. Então não concordo muito com a ideia de que há uma tendência de fechar os músicos.

Angodebates: Vamos voltar a falar, uma vez mais, da sua trajectória profissional. Já se imaginou noutra profissão que não a da rádio, que não a de lidar com botões e sons e engenharia de som?

DC: (risos) Já. Por acaso já me imaginei muitas vezes, também já me aventurei noutras profissões, mas…

Angodebates: (risos) Sempre volta à rádio?

DC: (risos) Sim. Eu dou muitas voltas, até porque nem saio. Já me aventurei por outras profissões, já fiz outras coisas mas nestes dezasseis anos, nunca me desliguei da rádio.

Angodebates: Sei que pratica também desporto. Qual é a sua modalidade? Ou já deixou de praticar?

DC: Não, não. Não deixei de praticar. Minha modalidade é artes marciais. (risos)

Angodebates: Quer dizer, falar consigo é sempre melhor a dois metros de distância? (risos)

DC: (risos) Não, nããão. (risos) É defesa pessoal só. Sabes que é para exercitar a mente e o físico. Só para manter a forma, não é para atacar.

Angodebates: Obrigado.
Reportagem: Gociante Patissa | Benguela, 02 Julho 2017

Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas