PONTOS DE VENDA

PONTOS DE VENDA
PONTOS DE VENDA: União dos Escritores Angolanos; Rede de Supermercados KERO; Tabacaria GRILO (edifício do Mercado de Benguela); Livraria SUCAM, Benguela; Livrarias LELLO, MENSAGEM e na SALA DE EMBARQUE do AEROPORTO INTERNACIONAL 4 DE FEVEREIRO, Luanda

sábado, 13 de agosto de 2016

Divagações | A SURPREENDENTE OFERTA DOS SOBRINHOS

"Tio! Esse dinheiro é para o tio", anunciavam felizes e eufóricos dois sobrinhos meus, Abí e
Tái, cinco e sete anos respectivamente. "Para mim?" Indaguei, com vontade de devolver, ciente de que lhes faria falta para rebuçados a caminho da escola. "Nós mesmos é que estamos a dar ao tio, é nosso troco." Puxei um suspiro de alegria e satisfação, como quem colhe o que plantou. É muito útil que se cultive o sentido da partilha e desprendimento desde pequenos. Coincidiu com a hora do almoço, pelo que não sei dizer se o plano era antigo ou resultado de alguma leitura de lábios secos de fome hahaha.

Há coisa de dois anos, "se demos" encontro casual com um primo à hora do almoço. Tinha ele acabado de comprar um pacote de massa e um litro de óleo para confeccionar a refeição no seu local de trabalho. Tudo indicava que não passaria de esparguete simples de óleo e sal. Aí, saquei do bolso dois mil kwanzas no sentido de enriquecer de nutrientes a refeição do primo. Fazia-me acompanhar de sobrinhos meus, incluindo o Ataide, cinco anos na altura. "O tio afinal tem muito dinheiro, né?", ao que repliquei: "Porquê?" E ele: "O tio deu dinheiro ao tio que não pediu". Depois de alguma pausa retorqui: "Se a dado momento tens um pouco de dinheiro e vês a tua família a sofrer, tu não dás?"

Sem que eles se apercebam, dar-lhes-ei de volta o dinheiro através da mãe deles. O maior gesto já foi colhido. Obrigado!

Gociante Patissa, Benguela, 13 Agosto 2016
www.angodebates.blogspot.com

Sem comentários: