terça-feira, 15 de março de 2016

Partilhando leituras | Género dramático

Era a época das radionovelas puras. Em Havana, as emissoras encaixam uma novela à outra, da manhã à noite. A CMQ e a Cadena Azul disputam não só a audiência feminina como os roteiristas para servi-las. Os atores não dão conta, vão de cabine em cabine. Casam-se em uma, divorciam-se na outra, em todas vivem amores adocicados e tremendos desenganos. Se um deles resolve pedir aumento de salário, o diretor dá uma piscada para o roteirista e este os faz morrer no capítulo seguinte, e ressuscita quando voltam pedindo emprego. (…) Junto com o açúcar, Cuba exporta lágrimas para todo o continente. No exterior, os roteiros das radionovelas são vendidos a peso de ouro.

Diante do delírio de programações totalmente dramatizadas, os artistas da ilha caribenha formam um Comitê de luta em prol dos programas musicais. Ninguém os leva a sério. Os empresários só querem saber dos pontos do rating e dos dólares que crescem em suas mãos como a espuma dos sabonetes que patrocinam as soap óperas crioulas. Os ouvintes também não querem renunciar a esse vício prazeroso de sofrer na pele alheia.

Conta-se que um escritor com a imaginação já bloqueada de tanto ter de inventar um roteiro por dia, estava para pedir demissão. Espremia o cérebro, assim como a roupa das lavadeiras que escutavam suas novelas, mas não conseguia uma única idéia nova. O datilógrafo veio em seu auxílio: —Não se preocupe, rapaz. Pegue um assunto velho, de uns dez anos atrás, e inverta tudo. Dê-lhe outro título, troque os personagens. O que antigamente era dito por ele, agora quem fala é ela. Quem vai se lembrar?

Dito e escrito. O escritor de novelas colocou a Marietta onde antes falava o Andreuccio. E do avesso. No começo, aqueles roteiros reciclados alcançaram um bom êxito e ninguém desconfiou do truque. Mas, à medida que os capítulos iam avançando, o público começou a sentir algo estranho no enredo. No jardim noturno, a donzela namorava com atrevimento o galã macho que suspirava timidamente da sacada. O roteirista foi acusado de pervertido. E teve de reacomodar a toda pressa o elenco para que a Comissão de Ética do Rádio não interviesse no assunto.

Isso aconteceu em Cuba e também em todo o continente na década de 1950 e continua até hoje, só que as andorinhas se aconchegam em outro ninho: as telenovelas monopolizam o interesse das multidões tanto em Tóquio como em Madrid ou Moscovo. Por que o gênero dramático nos seduz tanto? É que os seres humanos são assim, um turbilhão de emoções.
(…)
O gênero dramático evoca o passado, adianta o futuro e coloca ambos no presente. Representa-os. Talvez por isso nos pareça tão próximo, tão familiar, porque imita a vida, recria situações que vivemos ou que gostaríamos de ter vivido. Desde as máscaras africanas até as crianças calçando o sapato dos pais.

José Ignacio López Vigil, in «Manual Urgente Para Radialistas Apaixonados», Pág. 107. Edição Paulinas, 2004. São Paulo, Brasil.
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas