PONTOS DE VENDA

PONTOS DE VENDA
PONTOS DE VENDA: União dos Escritores Angolanos; Rede de Supermercados KERO; Tabacaria GRILO (edifício do Mercado de Benguela); Livraria SUCAM, Benguela; Livrarias LELLO, MENSAGEM e na SALA DE EMBARQUE do AEROPORTO INTERNACIONAL 4 DE FEVEREIRO, Luanda

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Crónica | Preços com prepúcio

Com a empregada doméstica em defeso, ainda que justamente justificado, já só sobra pouco menos de uma camisa para vestir a rua de banga. No canto do dormitório, uma pilha no cesto cheirando a amoníaco.

Houvesse cá concurso de suores, a selecção angolana estaria nos lugares cimeiros, só a contar com Benguela, tal é a quentura ambiente e o húmido clima.

Mas como lavar e comprar até concorrem para o mesmo, sai o cidadão, quem sabe, atrás de umas camisolas interiores. Vou à loja do árabe, lhe encontro não está. O libanês alheio "crisou". A vitrine, envergonhada de vazio, agasalhou-se de velhos jornais, estendidos quais cortinas. Segue-se um salto à imponente loja mais a sul. Tudo no lugar, beleza, luxo e montras... Mas também a "crisar", só que de outra forma. Moça, vocês não facilitariam a vida aos clientes se pusessem o preço? Mas tem lá preço. Tem? Não vi. Vem comigo.

E a jovem (muito bem apresentada, calças maleáveis a descrever cada detalhe do itinerário entre os glúteos e o tornozelo) inclina-se sobre a montra, põe a mão e volta de dentro de uma pólo com a etiqueta de preço em cordel. Não tivesse tido um mata-bicho reforçado, estaria caído o cliente, dada a violência do preço.

Temos essas de 12 mil Kwanzas, mas também aquelas de seis, diz, solícita, a beldade, ante a reacção facial de choque do outro. Infere-se dali uma estratégia, que até não é má, da gerência em ocultar os preços... para não afugentar já à primeira vista. O resto é ter uma atendedora sobriamente sensual para convencer.

Na hora de deixar a loja, o cliente pensa: xé! Crise é mesmo crise, ya?! Que até os preços agora têem prepúcio?...

Gociante Patissa, Benguela, 23 Fevereiro 2016

Sem comentários: