sexta-feira, 5 de julho de 2013

(Uma visão míope) «Jogar por Angola é um dos momentos mais altos da minha carreira» - Reggie Moore

Foto: O País
Para quem não concorda com a "oferta" de nacionalidade a cidadãos que não tenham a mínima ascendência angolana, mas apenas por a dado momento de suas vida mostrarem que jogam bem a bola, fica ainda mais complicado perceber a visão de futuro da Federação Angolana de Basquetebol e parceiros, tendo em conta que o "herói" em causa tem tão-somente 32 anos de idade, quer dizer, praticamente em fim de carreira. De facto, uma visão míope. confira abaixo texto e foto de O País.

«Jogar por Angola é um dos momentos mais altos da minha carreira» RM

O basquetebolista do 1º de Agosto Reggie Moore disse esta semana a OPAIS que representar a Selecção Nacional no Afrobasket 2013 que a Côte d’Ivoire acolhe de 20 a 31 de Agosto próximo é um dos momentos mais altos da sua carreira. O extremo poste de dois metros, nascido na Califórnia, Estados Unidos da América (EUA), afirmou ter sonhado sempre, desde que chegou a Angola, vestir a camisola dos deca-campeões africanos.

Reggie Moore reconheceu que Angola tem tradição e história nesta modalidade, por essa razão é uma grande honra fazer parte de um grupo que já conquistou dez campeonatos africanos. “Pela sua história, Angola é uma selecção respeitada dentro e fora do continente africano. Sinto-me feliz por dar um passo significativo na minha carreira”, frisou o atleta. O jogador do Clube Central das Forças Armadas disse que conhece o basquetebol africano, a partir das competições africanas de clubes, nas quais já participou em três edições, tendo conquistado o título de Campeão Africano este ano com a camisola do 1º de Agosto.

Reggie Moore fez saber que a Nigéria, Senegal, Tunísia, Camarões, Côte d’Ivoire e o Egipto são selecções muito fortes, embora não possuam provas domésticas competitivas como acontece em Angola. Moore, que aguarda pelo passaporte angolano (há garantias de que possa recebê-lo na próxima semana), refere que tendo o conhecimento do nível competitivo dessas equipas adversárias, a Selecção Nacional está a trabalhar para contrapô-los e recuperar o título perdido em 2011, em Madagáscar.

Reggie Moore, 32 anos, caracteriza o basquetebol angolano como sendo muito competitivo, onde se permite muito contacto, enquanto o europeu, no qual jogou representando equipas turcas e portuguesas, é mais clássico.

“Estamos a trabalhar para resgatar o título”
A preparação da Selecção de Basquetebol, visando o Afrobasket na Cote d’Ivoire, decorre sem sobressaltos em Benguela. Os vice-campeões africanos iniciaram os trabalhos na província do Bié.

O treinador Paulo Macedo disse que a equipa está motivada e a trabalhar com os objectivos de reconquistar o título. “Estamos a trabalhar para resgatar o título. O grupo está motivado e encara o desafio com muita responsabilidade”, admitiu.

Na próxima semana, a equipa nacional regressa a Luanda, onde vai dar continuidade à preparação. Na semana seguinte, os comandados de Paulo Macedo partem para a Espanha.

Em solo espanhol, o combinado nacional tem agendado jogos de controlo com equipas locais e algumas selecções da Europa do Leste. O cinco nacional chega ao palco da competição, Cote d’Ivoire, no dia 17 de Agosto, três dias antes do arranque da competição. Angola integra o grupo C, com as selecções de Cabo Verde, Moçambique e República Centro Africana. 
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas