domingo, 21 de julho de 2013

"Artista quer músicas em línguas nacionais", diz título do Jornal de Angola. Todavia, digo eu, tenham a paciência de pedir como pronunciar as palavras, que há sempre um bom falante ao lado

Foto: JA
NR: Foi com tristeza que ouvi numa música de um jovem /ombwembwa/ para dizer paz. Se fosse inglês ou francês, claro que se preocuparia em pronunciar correctamente. É "OMBEMBWA", caramba! Deu cá uma vontade de lhe mandar fazer cópias, como na primária. Outro novo sembista "apressado", que reinventou tema do grande Waldemar Bastos, foi cantar Magalita, /wenju kulo/. Mas wenju, o quê? Frase tão simples no modo apelativo. "Enju kulo", quer dizer vem cá. Concluindo, cantar línguas nacionais sim, mas com a devida correcção. A seguir, matéria do Jornal de Angola 

Artista quer músicas em línguas nacionais

O músico angolano Gaby Moy aconselhou na quinta-feira, em Luanda, os músicos a incluírem nas suas obras discográficas temas em línguas nacionais, de forma a valorizarem a cultura nacional. Em declarações à Angop, o músico afirmou ser importante que se interpretem temas nas várias línguas para que haja, por parte dos mais novos um certo interesse no kimbundo, umbundo e kikongo. 


Gaby Moy afirmou que uma boa parte dos músicos que compõem em línguas nacionais já têm alguma idade, razão pela qual é necessário que os mais novos prossigam com o legado deixado pelos mais velhos. “As línguas nacionais devem ser valorizadas e os músicos nacionais devem dar o seu contributo para a preservação e divulgação da mesma”, disse. Do seu ponto de vista, é importante trabalhar para que no futuro haja compositores de temas em línguas locais, salvaguardando, desta forma, a identidade cultural. Por isso aconselha a juventude a consultar os mais velhos, de formas a interpretar, com propriedade, os temas em línguas locais. Gaby Moy é uma referência da música angolana da geração de 1980. O seu primeiro trabalho discográfico, “Vizinha Zongola”, lançado em 1992, lançou-o no topo da música angolana. Fazem ainda parte da sua discografia os álbuns “Semba Kizomba” (1994), “Tu Mbanza Muá Ngola” (1996), “Quem Procura Acha” (1998), “Angikitá” (2000), “Músicas do Musseque” (2003) e “Angolaníssimo” (2009).
Share:

1 Deixe o seu comentário:

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Sim, parece que tarda libertar-se da mentalidade do exotismo, herança da política do assimilado, em que falar erradamente uma palavra, ou encaixá-la como calão/gíria, é uma questão de afirmação do status, ou seja, um distanciamento das ditas línguas nativas. Gosto de ver/ouvir nossos locutores, por exemplo, pronunciarem côte di voir (Costa do Marfim) e, entretanto, não saberem ao certo se o nome do ministro das relações exteriores é pronunciado /xikote/xikoti/ ou /tchikoti.

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas