PONTOS DE VENDA

PONTOS DE VENDA
PONTOS DE VENDA: União dos Escritores Angolanos; Rede de Supermercados KERO; Tabacaria GRILO (edifício do Mercado de Benguela); Livraria SUCAM, Benguela; Livrarias LELLO, MENSAGEM e na SALA DE EMBARQUE do AEROPORTO INTERNACIONAL 4 DE FEVEREIRO, Luanda

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Angola na vice-presidência do simpósio internacional do Fespam

Texto e foto: Angop - Angola foi eleita segunda vice-presidente da mesa do simpósio internacional sobre ‘’As músicas africanas, vector da autenticidade e factor de emergência’’ que decorre na sala das conferências internacionais do Palácio dos Congressos desta capital.

O angolano e perito da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) Simão Souindoula assume o referido cargo.

A mesa é presidida pela antropóloga norte-americana Sheila Walker, da organização Afrodiáspora’, o ivoiriense Adépo Yapo ocupa a primeira vice-presidência, ao passo que o camaronês Émile Mosexly Batamack foi eleito secretário geral.

Palco de trocas de opiniões sobre "A expressão musical como suporte da autenticidade africana", "As músicas africanas como avalanca de emergência cultural e económica de África" e "Os laços entre as expressões identitárias e o desenvolvimento integral de África", o simpósio reúne peritos oriundos de África, das Américas e da Europa, enquanto os artistas actuam, em cada noite, em diferentes palcos erguidos nesta cidade.

Outras actividades ligadas ao FESPAM desenrolam-se paralelamente na Escola de Pintura de Poto poto (Mercado da Música Africana) e no Centro Cultural Sony Labo Tansy (aldeia dos festivaleiros).

Segunda-feira passada, a cantora angolana Pélora exibiu-se, com a sua banda, no mais velho campo de futebol congolês ‘’Félix Éboué’’, enquanto o grupo Acapaná do Huambo animou, no Centro Desportivo de Makélékélé, a Sul de Brazzaville.

Hoje, quarta-feira, este grupo subirá, pela segunda e última vez, ao mesmo palco onde actuou segunda-feira a Pélora.

De acordo com o decreto do Chefe de Estado congolês, Denis Sassou N’Guesso, tornado público sábado passado durante a cerimónia de abertura da nona edição do FESPAM, Pélora que regressou, terça-feira ao país, consta da lista dos músicos agraciados com a medalha de ouro do Mérito Congolês pelas Letras e Artes.
Entre outros contemplados figuram Sinamoyi Pascal ‘’Tabu Ley’’, da República Democrática do Congo, Youlou Mabiala, do Congo, Youssouf Ndour, do Senegal, Pierre Akwéndengué, do Gabão, e Manu Dibango, dos Camarões.

Na mesma ocasião, o presidente Denis Sassou N’Guesso fez a entrega, no palco do mesmo recinto de ‘’Félix Éboué’’, da referida distinção honorífica a duas escritoras congolesas.

Sem comentários: