terça-feira, 4 de junho de 2013

Opinião: “Quem faz rádio deve falar como branco”

Por Salesiano Éden Pereira (jornalista e docente)

Sinto-me constrangido, quando oiço pronunciamentos de alguns elementos da classe jornalística que ainda defendem a ideia segundo a qual “ quem faz rádio deve falar como branco”. Se calhar não tanto culpados, porque são frutos de uma época em que tal conceito era, na verdade, um cânone.

Mas o conceito supra-referenciado põe em causa um dos princípios da linguística que defende a variação da língua nos seus diversos domínios onde a fonética não é excepção. Ora, entenda-se como variação fonética a forma de fonação de palavras que caracteriza uma determinada região, isto no sentido lato, ou mesmo a maneira peculiar que cada indivíduo realiza os sons da língua. (Cfr :MATEUS M. Helena Mira et all O Essencial Sobre Linguística).

Por exemplo, na palavra «rádio» o primeiro som [r] é, normalmente, realizado de forma mais uvular no português europeu, ou seja, em linguagem terra a terra, é mais produzido na garganta, repito, para os europeus, salvo algumas excepções. Mas a esmagadora maioria do português não europeu, com realce ao africano, realiza-o de forma mais vibrante, isto é, a língua vibra e toca nos alvéolos. Podíamos apresentar aqui um número sem fim de exemplos na vertente da variação fonética, mas parece-nos o suficiente para dar uma ideia.

Isto mostra-nos que apesar de pertencermos à mesma comunidade linguística, não falamos a língua de forma igual. Por isso, não vejo as razões de prevalência daquele conceito de fala em rádio que mais se revela como discriminador e com pendor ainda de alienação. Devemos compreender que o angolano tem uma forma própria de falar que é tão válida em termos comunicativos quanto a forma do português, do brasileiro e outros. É altura dos meios de comunicação social, que por sinal são também elementos de normalização da língua, compreenderem isto e ajudarem na consolidação de um português mais angolano. Não estou a defender que se fale disparates, que se atropele princípios gramaticais, que se cometa erros de pronúncias. Mas as particularidades de realização fonética decorrentes das tais variações a que me referi, deviam ser respeitadas.

Portanto, é altura de começarmos a olhar para alguns conceitos de forma mais ponderada para que não venhamos a cometer excessos. Não podemos exigir que um angolano fale como um lisboeta. É certo que a língua tem um padrão, mas no domínio fonético o padrão parece não ter padrão pelo facto de se tratar da oralidade e é essa oralidade mais rapidamente susceptível a variação principalmente quando a questão é a realização pessoal da língua a que os linguistas chama de “Fala”.
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas