sábado, 11 de maio de 2013

Notas soltas: AS CONTRADIÇÕES DE DEUS OU OS PONTOS CEGOS DA CIVILIZAÇÃO CRISTÃ


Em matérias de vídeo segurança, ponto cego é o local ou ângulo que não pode ser alcançado pela lente da câmara, representando como tal vulnerabilidade por estar fora do controlo. É neste sentido que o conceito é para cá trazido.

Ouvi em tempos um artista angolano euro-descendente dizer em entrevista, a partir de Portugal, que o africano era o povo mais generoso e tolerante do mundo. Entende que ao fim de vários séculos de exploração, humilhação e outras atrocidades da escravatura e da colonização, o africano guarda como seus a língua e o Deus do opressor.

Estatísticas dispersas estimam que 80% da população angolana é cristã, maioritariamente católica. Ou seja, passamos a conhecer o mundo sob a educação cristã, conflituando às vezes com aspectos mais sagrados da nossa matriz identitária.

Quando alguém, enlutado, diz que Deus é contraditório por permitir a morte – quantas vezes prematura e sofrida – de quem mais não fez em vida senão o louvar, a reacção imediata dos cristãos à volta é tendencialmente sair em defesa de Deus. No fim do longo palavreado, acabamos por dar em algo de meramente opinativo. Quer dizer, não podemos criticar Deus porque a pessoa ao lado acha que não podemos.

Quer dizer, os cristãos rezam pela vida de alguém, acreditando na generosidade e no poder de milagre de Deus. Depois, se este Deus não leva em consideração as súplicas, os mesmos cristãos estão a louvar a vontade de Deus, argumentando que a alma foi descansar no paraíso. Ora, se assim é, porque razão andaram a pedir a cura do irmão?

Desde cedo que herdamos dos pais e da comunidade o “culto de personalidade” ao ser abstracto, Deus. Pelo que corre bem, Ele é grande; se a coisa corre mal, o homem é pecador, eis o culpado! Entretanto, o omnipresente e omnisciente, levando a coisa ao pé da letra, permite que a sua criatura, o ser humano, destrua. Será para engrossar o tamanho da sua ira e o tão falado juízo final? Diz-se que se, cansado de destruir, esse homem se arrepender, passa-se uma tábua rasa sobre o pranto a outrem.

Há um hino que sempre me intrigou durante os anos que andei no grupo coral da igreja evangélica da maioria da minha família. Nunca ficou claro se era para ser uma interrogação, ou uma afirmação, dada a subjectividade interpretativa de textos cantados. Dizia assim: “Eu sei que Deus é imensamente bom/ Deus é a fonte de amor/ Deus é a fonte da misericórdia/ Porque aceita que os seus fiéis tenham aflição/ e calamidade/ oh meu irmão/o pecado nasceu a morte/ a traição/entre o homem e seu irmão”. Era mesmo para dizer que Deus é bom por aceitar que fiéis tenham aflição?

Não tenho experiência de outras culturas para estabelecer um paralelo quanto à forma de culto a outros Deuses, provavelmente não cristãos, monoteístas ou não. Sei que com os muçulmanos ocorre algo similar. Quer dizer, é passar a vida inteira a adular um ser, e imediatamente adoptar um discurso paternalista quando algo escapa à compreensão.

Gociante Patissa, aeroporto 17 de Setembro, Benguela 11 Maio 2013
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas