terça-feira, 12 de março de 2013

NOTA SOLTA: QUEM TIVER AÍ UMA PROFISSÃO A MAIS FAZ FAVOR DE EMPRESTAR

 Figueiredo F. Casimiro, à época repórter da TPA Benguela, 
entrevista-me enquanto editor do Boletim Informativo, 
Educativo e Cultural “A Voz do Olho”,  veículo comunitário
alternativo de informação para a cidadania e saúde
preventiva, publicação mensal (2006-2011) de uma
ONG angolana com sede no Lobito.

Estive recentemente numa repartição. Depois de suportar uns 15 minutos na fila para que chegasse a minha vez, a senhora recebe a papelada, para o meu alívio, alívio este que mais não durou do que uns poucos segundos. 

A atendedora, com cara que lembrava roupa não engomada, embora tolerável por ser do desgaste natural de quem levava já três horas a lidar com papéis e requerimentos, disse: “Vais ter que passar mais tarde para levantar o recibo. Se for para te atender, vai-se acumular a bicha. Aqui vai encher, porque o teu nome não está no sistema e inserir demora”. Por um instante fiquei a me perguntar se era o sistema que demorava, ou se era pelo pouco domínio do teclado. Por outro lado, refilei cá comigo, sendo inútil iniciar discussão com a senhora que me tratava por tu no primeiro contacto: então se eu esperei para que chegasse a minha vez, os que vêm atrás não podem esperar? 

Na sequência, ela me dá uma folha para eu anotar meus dados, o que a instituição obviamente já tinha. Qual é a tua profissão? É das mais complexas perguntas que alguma vez me colocaram. E qual é mesmo? Bem, tenho certificado do curso de pedreiro de construção civil padrão europeu, mas nunca exerci; meu passaporte diz que sou operador de computador, mas isso valia antes do ano 2000, quando as maquinetas eram novidade; sou formado em ciências da educação, com licenciatura para dar aulas de inglês, mas não tenho vocação para o efeito. A senhora aguardava, quase se impacientando, mas eu não via a resposta. Aí ocorreu-me advertir com certa subtileza a senhora quanto ao atendimento longe do bom que me estava a dispensar, escrevi jornalista. Olhou para as letras e senti uma ligeira mudança de postura. 

Saí daí convicto de que ela não abandalharia o meu processo, por um lado. E resultou. Já por outro, foi inevitável uma sensação de ter incorrido em falsa qualidade. Mas será? Bloguista não é profissão. O que os jornais e revistas publicam não é de modo regular, ao passo que viver da literatura nem vem à conversa. Por acaso já realizei e conduzi programas radiofónicos, mas vínculo como tal (ganha-pão) nunca cheguei a ter. 

A Rádio Mais chegou inclusive a “rotular-me” como jornalista sénior para cabeça de série da sua abertura no Lobito, mas a relação acabou por não acontecer porque eu exigi que me fossem requisitar aonde tenho vínculo mais antigo (fracasso que entretanto agradou alguns familiares meus “pelos riscos da profissão, conhecendo-me como conhecem”). E lá se foi a oportunidade de ter profissão formal. 

Então já sabem, quem tiver aí uma profissão a mais faz favor de emprestar.
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas