sábado, 9 de fevereiro de 2013

A partir do Monte das Oliveiras, de onde se pode ver o terreno de rivalidade histórico-religiosa que opõe Judeus e Muçulmanos há muitos anos

Reza a história que depois de duras pelejas, os seguidores de Maomé conseguiram ocupar aquele terreno da parte leste da cidade de Jerusalém, derrubando a sinagoga dos Judeus, e erigiram duas mesquitas suas. Não se conformando com a perda, mas também sem partir para o derrube das mesquitas agora que têm o poderio militar e político sobre a região, o que causaria certamente uma "guerra mundial", os Judeus limitaram-se a instalar no alçado posterior o que conhecemos por "muro das lamentações", ritual que se caracteriza por orações e um alimentar da crença de que o Messias chegará para repor a justiça. 
Um abraço
Share:

3 Deixe o seu comentário:

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Por falar na rivalidade entre Judeus e Muçulmanos, achei na Internet um comentário que vem a propósito: "Não repita suas crenças como se fossem verdade. Já ouviu falar do Alcorão? "Deus" teria escrito dois livros? Muçulmanos dizem que a Bíblia é mentira, cristãos dizem que o Alcorão é mentira. E nessa, ambos se matam há 1300 anos. Não aconteceria se soubessem que se trata de Mitologia."

Fernando Ribeiro disse...

Caro Gociante Patissa,
Antes de mais, felicito-o pela internacionalização da sua obra e pela viagem. Espero que esteja a aproveitar bem a sua estadia em Israel.

Permita-me, no entanto, fazer um ou dois reparos ao que considero serem incorreções, em que muitas pessoas costumam cair.

Os muçulmanos não dizem que a Bíblia é mentira. De maneira nenhuma. Na verdade, a Bíblia acaba também por ser um livro sagrado para os muçulmanos, porque eles consideram que o Alcorão veio completar, e não contradizer, a Bíblia. Com efeito, para os muçulmanos, o Alcorão veio acrescentar mais alguns preceitos e revelações aos que já constavam na Bíblia, os quais terão sido comunicados pelo Arcanjo Gabriel, enviado por Deus (Alá em árabe), ao profeta Maomé. Pode custar a acreditar mas, para os muçulmanos, Jesus Cristo foi também um profeta, tal como foram profetas Elias, Jeremias, Zacarias e os outros profetas todos do Antigo Testamento.

Se se der ao trabalho de ler o Alcorão, encontrará vários apelos à tolerância, em especial para com os judeus e com os cristãos, porque estes, "embora não sejam detentores de toda a verdade, estão de posse de parte da verdade". Isto mostra até que ponto é que os fundamentalistas islâmicos estão contra o próprio livro que dizem defender! Eles são maus muçulmanos, à luz do próprio Alcorão!

Houve vários templos em Jerusalém, desde o do rei Salomão até ao que foi mandado erigir pelo rei Herodes (esse mesmo que reinava na Judeia quando Cristo nasceu). Este último templo foi destruído pelos romanos ainda durante o séc. I, ou seja, centenas de anos antes do aparecimento do islamismo e da tomada de Jerusalém pelos muçulmanos. O Muro das Lamentações é tudo o que resta do templo de Jerusalém (o de Herodes) e é por isso que ele é tão importante para os judeus.

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Grato, caro Fernando Ribeiro, pelos nobres votos e pelo subsídio que traz quanto à questão religiosa. Um abraço

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas