terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Vigília de reveillon da Igreja Universal do Reino de Deus em Luanda registou acima de dez mortes e centena de feridos.

Texto da AngopCresce número de mortes em consequência da vigília "Dia do Fim" 

Luanda - O número de mortes resultante do trágico incidente que se verificou às portas da Cidadela Desportiva, em Luanda, por volta das 19H30 de segunda-feira, subiu de nove para dez, informou hoje (terça-feira), o porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, Faustino Sebastião.

 O incidente ocorreu quando fieis se preparavam para aceder ao recinto do Estádio Nacional da Cidadela Desportiva, local que acolheu uma vigília da Igreja Universal do Reino de Deus, designada "Vigília da virada – Dia do Fim".

 Segundo o Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, das vítimas mortais seis são adultos e quatro crianças.

 O porta-voz afirmou que as mortes ocorreram em consequência de esmagamento e asfixia. Realçou que por altura do incidente estavam abertos dois dos quatro portões, num recinto que acolheu cerca de 70 mil pessoas. 

 Faustino Sebastião informou que 120 outras pessoas ficaram feridas na tragédia, estando 12 delas ainda internadas em unidades hospitalares da capital angolana, Luanda.

 Em declarações hoje à imprensa, o bispo-adjunto da Igreja Universal do Reino de Deus, em Angola, Ferner Batalha admitiu que o número de fiéis que esteve na cidadela excedeu a capacidade do recinto.

 "A nossa expectativa era ter 70 mil pessoas, mas foi de longe superada".
  

Afirmou que na preparação do evento a organização notificou as autoridades policiais e pediu a colaboração da Cruz Vermelha de Angola e das Emergências Medicas para o acompanhamento da vigília antes, durante e depois.
  
A directora clínica do Hospital Américo Boavida, Lina Antunes, confirmou hoje, quando a unidade atendia as primeiras vítimas, que a causa principal das mortes foi a asfixia.

Realçou que, até por volta das 02h30 desta terça-feira o hospital tinha assistido 70 pessoas, relacionadas com o caso.

Explicou que, e de acordo com as explicações do pai de três das vítimas, a maior parte  resultou do incidente que ocorreu numa das entradas do recinto e onde terá havido uma certa confusão.

Milhares de pessoas provenientes de distintas zonas de Luanda estiveram presentes no Estádio da Cidadela para assistir a designada Vigília da Virada – Dia do Fim.
Share:

3 Deixe o seu comentário:

Unknown disse...

A palavra de Deus deveser sim divulgada mas não com exageros. O fim de tudo não depende do Homem seja quem for. Não existe nenhuma autoridade divina acima de Jesus Cristo para os cristãos. dizer que uma denominação religiosa é capaz de acabar com os problemas que o Povo vive, é uma autêntica mentira. Estes líderes devem ser chamados não só à razão bíblica como também judicial. Autores morais que causam danos devem ser chamados à razão e indemnizar as vítimas.
As circunstâncias em que estes fieis perderam as vidas provam que os organizadores não tinham a noção dos perigos que iam causar as pessoas.
1- Não é seguro mobilizar uma molduura num recinto fechado no período nocturno;
2- Os problemas fazem parte da vida. São males que ajudam a pessoa a se desenvolver e lutar para a sua sobrevivência. A própria Bíblia, e Genesis 3, versos 19 o cito: No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra, porque dela foste tomado.
Não significa que Deus conenou o Homem à morte perpétua. Com a vinda de Jesus cristos tudo se fez novo e a salvação está à disposição de qualquer que crê.

As promessas que estes Pastores e Bispos anunciam, levam ao Povo a pensar que podem sobreviver apenas com milagres sem mais trabalhar. O homem suporta até certo ponto as dificuldades e tudo aquilo que vai para alé das suas capacidades Deus tem como dar solução. Os lideres ecomenicos devem trabalhar muito para mudar o quadro e o estado ANgolano deve começar a tomar medidas sobre este tipo de porfetas e criam perido à integridade física dos cidadãos.

Com muita dor e constaernação tomei conhecimento da tragédia e em nome da minha familia e nomeu nome pessoal endereço às famílias enlutadas os meus sentimentos de pesar.

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Muito grato, compatriota Prata Pedro, pela sua opinião. Esperemos que haja responsabilizações por este incidente, mas sobretudo por tanta lavagem cerebral e comércio de fé que umas e outras "igrejas" impõem.
Feliz ano novo

Beth Coimbra disse...

Fico feliz em saber ha pessoas que nao acreditam neste falso profeitas. Onde ja se viu essas igrejas que impoem perturbam a ordem e a tranquilidade de muitos e niguem faz nada ate dar em mortos!!!!
1-Deus disse do seu suor viveras e nao!Orais Cantai que teras tudo que quiseres!!!
2-Em nome das vitimas nao so mortais a todos aqueles que foram convencindo que se fizessem isso ou aquilo que Deus daria o doubro!!!Que o Governo e os quem empoem a lei e a ordem neste Pais que arregassem as mangas tomem conta do caso e facam cumprir a lei e chamem os culpados e que sejam condenado a pagar pelos danos dessa tragedia.Porque conforme essas igrejas no futuro pode acontecer o pior.
3-Lembrem-se irmaos que um homem de carne e osso nao faz milagres....Milagres so JESUS pode fazer.
4-Uma alerta Deus disse apereceram falsos profeita!e faram coisa que nunca ninguem viu mas nao se iludao e uma magia nao e o Espirito Santo......
Para pensar....

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas