terça-feira, 20 de setembro de 2011

Makas na equipa de futebol do Club 1º de Maio de Benguela


A cinco jornadas do fim do campeonato, o presidente do 1º de Maio de Benguela, o empresário Nelito Monteiro, despediu o técnico, Paulino Júnior, por ter dito em entrevista à Rádio5 que "se o presidente do clube não se solidarizar mais com a equipa, o Maio vai descer de divisão". O desabafo surge também em função do atraso salarial (mês e meio, segundo o presidente).

Chamado a ocupar o lugar, o treinador adjunto, Diniz, recusou a proposta, solidário ao seu colega. A mesma reacção teve o responsável pelos guarda-redes, Kasuku Malaji. Pelo menos por um dia, os jogadores faltaram aos treinos. O vazio acabou com a apresentação de Fussu Nkosi (21/09), que outra vez na história do Clube da Rua Domingos do Ó surge como "bombeiro". Para adjuntos, tem um técnico das camadas de formação e o guarda-redes da equipa sénior no papel de treinador dos homens da baliza.

O que soa caricato é o presidente dizer, em entrevista à Rádio Ecclesia, que a solidariedade do técnico adjunto para com o seu colega, que se traduziu em rejeitar a proposta de substituição, "foi uma cobardia". Seria gesto de coerência ou cobardia, senhor presidente? Para Nelito Monteiro, Diniz devia prestar solidariedade à equipa, que são miúdos que precisam de acompanhamento e não ao colega despedido. 

O desabafo de Júnior, no calor do empate com o Progresso do Sambizanga, abriria um precedente forte, justificando-se por isso o despedimento, "não pelos resultados mas pelos pronunciamentos". O presidente, diz ainda, não é obrigado a andar próximo da equipa, nem sentar-se ao banco, por ter coisas mais prementes do Clube com que se preocupar. Para acompanhar a equipa de futebol tem indicada uma pessoa, Rui Araújo, o "eterno" vice-presidente. "Nós nunca interferimos no trabalho do técnico, e não podemos admitir que interfira no trabalho da direcção", realça.

Alguns sócios pedem a realização de assembleia para renovação de mandatos, numa altura em que o 1º de Maio beira a despromoção. O presidente não se opõe nem perde oportunidade de mandar recados. Chega mesmo a dizer que deviam preocupar-se em trabalhar mais do que exigir assembleias.
Gociante Patissa, Benguela
Share:

1 Deixe o seu comentário:

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/desporto/2011/8/38/Maio-apresenta-novo-tecnico-apos-demissao-Paulino-Junior,ea5a81de-3e3d-4aa5-85f0-87d4e9374fee.html

21-09-2011 16:36

Futebol
1º de Maio apresenta novo técnico, após demissão de Paulino Júnior


Benguela – A direcção do Estrela Clube 1º de Maio de Benguela apresentou terça-feira o novo treinador da equipa principal de futebol, Fusso Nkosi, que chega com a missão de conduzir os “proletários” na fase derradeira do Girabola2011.

A contratação de Fusso Nkosi, antiga estrela do 1º de Maio de Benguela, foi anunciada à margem da primeira sessão de trabalho do plantel. Além do treinador, o clube apresentou Walter Augusto e Martinho Quintas como adjuntos.

O novo técnico foi apresentado após uma crise entre o ex-treinador, Paulino Júnior, e o presidente do clube, António Manuel Monteiro, gerada por ter reclamado publicamente de mais apoios, depois do jogo contra o Progresso do Sambizanga, na 25ª jornada.

A demissão foi oficializada pelo presidente do 1º de Maio de Benguela, após uma reunião segunda-feira para analisar as declarações de Paulino Júnior, que davam conta de alegada falta de atenção à equipa principal e os riscos de despromoção.

Entretanto, o vice-presidente para o futebol do 1º de Maio de Benguela, Rui Araújo, assegurou que estão criadas as condições organizativas, para que a nova equipa técnica trabalhe sem sobressaltos.

O dirigente desportivo disse esperar que essa mudança não crie um ambiente anormal no balneário do emblema da rua Domingos do O.

O 1º de Maio de Benguela ocupa a 11ª posição da tabela classificativa do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão, com 29 pontos.

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas