domingo, 28 de novembro de 2010

Académica do Lobito de volta à 1ª divisão de Futebol "Girabola"

Os factos:

A formação da Académica Lobito confirmou ontem, 27/11, a supremacia e o bom momento de forma que atravessa diante do Domant Futebol Clube de Bula Atumba, do Bengo. O empate alcançado no primeiro jogo da Liguilha, em Caxito, foi determinante para os anseios dos estudantes do Lobito, que no seu reduto e diante do seu público venceram com alguma naturalidade. Ganhou a Académica do Lobito, por 2-1, como podia ter ganho a formação do Bula Atumba. Sem qualquer demérito para a equipa orientada por Agostinho Tramagal, podemos afirmar que o factor casa pesou para o regresso da Académica ao Girabola, sobretudo na segunda metade do jogo, altura em que sofreu o golo de Domant FC, período em que a equipa abanou por completo. O pior não aconteceu para os lobitangas, que ao longo da semana se preparavam para comemorar a festa do regresso à fina-flor do futebol nacional, porque os atacantes adversários foram bastante perdulários. (In, Jornal dos Desportos)

O comentário: 

"Esperemos que a Académica do Lobito não se torne num sobe e desce e se mantenha por muito mais tempo no Girabola." (ELCAlmeida, do Blog Pululu, escrito em 2008)

A opinião: 

O clube lobitanga, que em 1999 teve a proeza de ficar pelo segundo lugar do "Gira", qualificando-se em consequência à liga dos Clubes Campeões em África, não tem parado de desiludir os seus adeptos - e sócios, provavelmente.1999 pode ser considerado mesmo o apogeu, embora efémero, já que foi goleado em casa, diante do Tout Puissant Mazembé, por qualquer coisa como 2-5.


As peripécias, cada vez mais sonantes neste século 21, têm sido apontadas em dois galhos: o da má gestão e a insuficiência de recursos. Embora não sejam de domínio público as receitas canalizadas pela petrolífera Esso, enquanto principal (única?) patrocinadora, afiguram-se poucas se comparadas com o "reinado" da Sonangol. 

Por outro lado, a crise de liderança, que culminou com a precipitação do fim do mandato do ex-deputado, Paulo Rangel, tem trazido ao de cima acusações de descaminho de fundos. Em defesa da sua dama, o presidente cessante aponta como factor de desaire a fase temporária (mais de um ano) em que o clube se instalou na província do Huambo, enquanto a Federação Angolana da Futebol efectuava obras profundas de requalificação do Estádio do Buraco, utilizado para treinos durante do CAN 2010. 

Na verdade, há também observadores mais severos na análise, que julgam o caso da académica uma amostra representativa da pobreza do futebol angolano, com elevados custos administrativos e logísticos, no entanto com pouca qualidade em termos de jogadores. Ou seja, mais despesas que profissionalismo.

Do mesmo SOS alinha o Estrela Clube 1º de Maio de Benguela, com regresso já garantido ao Girabola. Rui Araújo, o "vitalício" vice-presidente, tem sido recorrente em incisivas críticas contra o alegado abandono a que o team da rua Domingos do Ó está votado, contrariamente ao que se passa com grandes clubes que, defende, vivem do erário público, através de patrocínios de empresas públicas.

A pergunta, ingénua aparentemente, que se impõe é: que tal fazer representar a província de Benguela na primeira divisão do futebol nacional com uma equipa do tipo "Misto de...", que englobaria o que há de melhor em termos de atletas nos clubes Académica do Lobito, Nacional de Benguela e 1º de Maio? A questão é de lógica: pouca qualidade técnica, aliada à inexistência de fundos para salários, hospedagem e viagens, só pode levar à instabilidade. Portanto, seria uma questão de planificação.


Naturalmente não se advoga a aniquilação da história, tradição ou glórias de cada clube. Até porque, como eu, muitos passaram boa parte da infância assistindo aos treinos e jogos desses, agora titubeantes, clubes, naquela época do provincial. O que se propõe é que invistam nas camadas de formação o máximo que for possível, funcionando o escalão de competição como selecção, tendo em conta o princípio de "custo e qualidade".


 Gociante Patissa, do bairro da Santa-Cruz, Lobito, 28 Novembro 2010
Share:

1 Deixe o seu comentário:

José María Souza Costa disse...

Estava lendo o blog de vc. Muito bom. belissimo. Estou lhe convidando a visitar o meu blog, e se possivel seguirmos juntos por eles. Estarei grato esperando por vc, lá
Abraços

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas