quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Uma palavra que se impõe pelas mudanças no Programa "Atracções" da TV Record em Moçambique

Através de "parabólica" que minha irmã tem instalado em casa, é possível acompanhar (parcialmente) a vida do país irmão de expressão portuguesa, Moçambique, por via do sinal da TV Record local. Assim, é com muita satisfação que notamos as mudanças operadas no programa "Atracções", emitido em directo entre 16-18 horas  (horário angolano), que tinha como característica principal a "fervecência" do apresentador, Fred "dos beefs". Mas de uns dias a esta parte, tem um novo apresentador, Stwart, com créditos firmados enquanto músico. Com um ar mais "maduro" e cenário de estúdio, o programa parece ter achado o seu caminho, sobretudo com música ao vivo à base de improviso - logo aí uma vantagem ter um guitarrista como anfitrião. Na edição de hoje, 18/08/10, os convidados foram Hortêncio Langa e Tanya. E uma coisa invejável, os moçambicanos parecem ter bué de orgulho em cantar suas raízes, nas suas línguas. Claro, sem exclusão de estilos musicais mais "recentes". Eis uma inteligente forma de promover a cultura. Força! Gociante Patissa




Share:

2 Deixe o seu comentário:

Anónimo disse...

Fredy Jossias preso 70 dias

Moçambique: Detido Apresentador de TV
Fredy Jossias, moçambicano apresentador do programa ‘Atracções’, da Rede Record, um dos canais mais vistos em Moçambique, foi condenado na quinta-feira a 70 dias de prisão por conduzir sem carta e em estado embriagado, após ter embatido contra outra viatura.

16 Julho 2010
Nº de votos (2) Comentários (1)
O apresentador além de ficar preso 70 dias, terá também de pagar uma multa de 220 euros (10 mil meticais).

Em 2009, os fãs de Fredy Jossias ameaçaram protestar em solidariedade para com o apresentador que é muitas vezes ameaçado pelo ‘jet set’ de Maputo por difamação, uma vez que o seu programa é baseado na exploração da vida íntima dos famosos. Perante isto o apresentador encenou um julgamento nos estúdios da televisão Mira Mar para testar a sua popularidade e os apoios que teria da população.
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/lazer/tv--media/mocambique-detido-apresentador-de-tv

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Do Blog Sangue Moz (http://sanguemoz.blogspot.com/2010/08/sera-stewart-um-bom-substituto-para-o.html )

Será Stewart um bom substituto para o Rei dos Bifes?

“Ninguém é insubstituível.”

Quando me disseram q Stewart Sukuma ia substituir Fred Jossias na apresentação do Atracções enquanto o puto-mais- fofo-da-África-Austral-se-existir-outro-é-do-Dubai passa algum tempinho engayolado, por não praticar o q prega, fiqei sem saber o q pensar. Não q eu pense nestas coisas ultimamente (daí o meu afastamento do jogo dos blogs, entre outras razões) mas é q este tem sido um dos principais tópicos de bate-papo nos dias q correm [1].

Meu mano Magus DeLirio, q voltou à carga com postagens depois de algum tempo parado, enviou-me ontem uma mensagem em texto a perguntar-me o q eu estava a achar da prestação de Sukuma e a sugerir q eu escrevesse algo acerca. Foi aí q me lembrei q a semelhança de Fred, disponho de um fórum onde posso falar mal de outrém (“músicos” essencialmente). A diferença é q não me considero fofo e o número de pessoas q visita este sítio não está acima de 10. Pelo menos à avaliar pelo número de comentários per postagem. É claro q tempos houve em q as vacas estavam gordas por aqi, mas isso foi quando eu escrevia em defesa da legalização da suruma, da poligamia e sobre como a Vodacom não é diferente da mCel na promoção da cultura em Moçambique. Ya, um gajo andava no cio naqele tempo [II]. Só q depois tive q ir procurar uma mulher de rabo grande, q gostasse realmente de mim p’ra ser a mãe dos indivíduos q vão me passar cheqes quando eu já não mais puder usar Viagra. Mas ok, vamo-lá, já estou aqi a falar de coisas q não interessam.

Primeiro, porqê Stewart? Qual foi o processo de raciocínio usado pela direcção de programas da Miramar na escolha do novo apresentador? Era de se esperar q fossem “arranjar” alguém mais ou menos na mesma faixa etária do ex-palhaço para manter a coisa jovem. Stewart é de há-muito-tempo. Ya, o gajo veste jeans e trança o cabelo, mas é de há-muito-tempo.
Depois há o facto de Stewart ser músico ele próprio. Como é q um músico vai andar a “bifar” outros músicos? É essa a premissa ou essência do programa, não? É assim q o programa se mantém no topo das audiências, não?
Do pouco q vi do programa agora com Stewart, felizes dos vegetarianos. Acabaram-se os bifes. O Atracções é mais um programa de entretenimento, com entrevistas e video clips como todos q andam aí pelos outros canais. Será isto q a Miramar pretende? Conduzir o programa numa nova direcção?

O q me leva à me perguntar: será q Fred volta? Qero dizer, são só 2 meses q ele vai ficar na gayola (é claro q para o sentenciado isso pode parecer uma eternidade, dependendo da maneira como vai ser “tratado” lá dentro ) e já têm um substituto? E se voltar vai continuar a criticar a conduta de outrém? Com q moral? Será q a Miramar vai aceitá-lo de volta em nome das audiências? A Miramar é um canal televisivo com suporte religioso, não? Só ‘tou a perguntar...

[1]- Não temos coisas mais importantes para discutir? Quando é q os preços dos combustíveis vão parar de subir?

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas