sexta-feira, 7 de maio de 2010

Um desafio aos nossos jovens na diáspora - Celso Malavoloneke (texto e foto, Club-K)

«(Em jeito de carta aberta) Caro Zé Gama; Distinguiste-me mais uma vez com a honra de publicares uma intervenção minha neste espaço extraordinário do debate plural apenas apanágio de homens livres. Desta vez, o texto de apresentação do livro do Adebayo Vunge “A Credibilidade da Media em Angola”.

Fico sempre curioso quando algo meu é publicado neste espaço que, para mim, representa a escola da pluralidade, democracia, crítica e análise que os estudantes de Angola no exterior (e não só) esforçam-se por dar ao Mundo. Porque o espaço cibernético é agora o tal jango da aldeia global – e algum adepto do tuguismo logo dirá que estou usando “linguagem popular” – sinto-me orgulhoso dos meus jovens conterrâneos quando os vejo esgrimir argumentos com elevação, acutilância, inteligência e respeito pela pluralidade. Da mesma maneira, sigo com respeito e admiração aqueles que assumem a coragem de expôr o seu pensamento através de escritos; que assim demonstram a humildade dos construtores do progresso quando submetem-se à crítica dos seus concidadãos, como é o caso do Feliciano Cangue, Nelo de Carvalho, Paulinha da Costa e tantos outros que perdoem-me não me lembrar agora. Penso comigo nestas alturas que o País está bem entregue e, o seu futuro será certamente melhor que o presente com jovens deste calibre. Que respeitam-se e respeitam os outros, mesmo – e talvez por isso – por serem diferentes.

Por isso surpreendeu-me – pela negativa – o nível de debate que suscitou o texto. Não porque alguns achem que o estilo jornalístico do Adebayo não é o que mais apreciam. Isso é normal. Nem porque achem que o jornalismo angolano enferma de muitas debilidades. Também concordo. Mas sim porque atacam o Adebayo por ter escrito um livro – por acaso a sua Monografia de Licenciatura – que eu achei um bom contributo para o estudo da Comunicação Social em Angola em vez do que ele escreve na obra.

Os nossos jovens na diáspora sabem quantas obras técnicas ou científicas já foram escritas sobre a nossa Comunicação Social depois da Independência? Mais ou menos dez, não mais. E sabem quantas dessas obras foram escritas por jovens da vossa geração? Duas. E sabem quem é o autor das duas? O Adebayo, sendo uma “Dos Mass Media em Angola” e a outra a que tive o privilégio de apresentar.

Alguns de vocês que estudam numa das “cem melhores universidades de África” dirão que tais obras não passam de compilações de conceitos e pensamentos de outros comunicólogos. Mas ainda que assim fosse, isso não lhes retira a cientificidade que lhes confere o rigôr do método da pesquisa científica. Alguém dos que atacam o Adebayo por acaso leu a obra em referência? Duvido, porque apenas nesse dia foi lançada. De formas que, o que deploro nos comentários tão negativos dos internautas comentadores foi que decidiram criticar o Adebayo em vez da sua obra. Isso é coisa de homens pequeninos, incapazes de alcandorarem-se aos níveis do debate intelectual em que a Verdade não pertence a ninguém, mas a todos em conjunto e nasce do Debate.

Como sabes, Zé Gama, tenho três filhos a estudar na diáspora, e uma data de sobrinhos e afilhados. Como posso nessa condição deixar de apoiar um jovem que humildemente dá o seu contributo para a Ciência no meu próprio País? Como não apoiar o Demarte Pena pela coragem demonstrada no “My Rebel Royal Blood” (para quem não sabe, o Demarte é uma espécie de afilhado meu por via da irmã, a Sanju que o é)? Como não saudar o Adebayo por disponibilizar a sua inteligência para pôr no papel algo útil para todos nós? Como não apoiar qualquer de vocês que contribua com o seu grão de areia, com a sua gota de água para a praia e o oceano da nossa Ciência intramuros? Garanto-vos que se para vós bajulação é isso, então assumo-me como tal. Na minha idade, dizer-me que estou bajulando as novas gerações para que percam o medo e a vergonha, venham para a luz e comecem a produzir Conhecimento para o País é um cumprimento que deixa-me verdadeiramente... babado. Espero poder fazer mais nessa direcção. Esse é o meu maior sonho para os meus filhos e para vocês também!

Sobre ajudar os jovens que regressam da diáspora. É claro que isso é apenas para quem o queira e ache que o meu apoio ajuda-lo-á a reencontrar o seu legítimo lugar na nossa Nação. E para estes estarei sempre disponível com o conselho, com o encorajamento, a palavra de recomendação e, caso possa, com ajuda material. Porquê não? Sabe tão bem ser útil aos outros. Quem não fôr capaz desse sentimento atingiu o nível zero da pobreza espiritual. E se alguém algum dia escrever uma obra, seja ela de que tipo fôr e quiser o meu apoio para prefaciar, apoiar na edição, tradução ou para apresentar, terei todo o gosto em fazê-lo. E procurarei, com a certeza que encontrarei, muitas coisas belas e positivas para dizer. E di-las-ei!

E termino, amigo ZG (como gosto de chamar-te) com a seguinte pergunta: Encerraremos o jango das ideias só porque alguns confundem-no com uma latrina?

Não, porque não é apenas necessário fazer parte dos homens livres: é preciso ter orgulho nisso. É preciso ter a fé para limpar fezes dos espaços onde pensam os homens livres – este teu e nosso espaço – orgulhando-se por fazê-lo.

Percebeste, velho amigo?...»
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas