sábado, 3 de outubro de 2009

Top dos Mais Queridos "devolve" ao músico Eduardo Paim a honra que merece

"Não, não, não. Não me peçam para chorar", um dia cantou Eduardo Paim "General Kambuengo". Mas ontem, 02/10, não foi preciso pedir, ele chorou de emoção no palco, enquanto figura homenageada pela edição 2009 do Top dos Mais Queridos, iniciativa da Rádio Nacional de Angola. Para além da sua actuação, a produção do Top fez uma série de reportagens, onde várias figuras contaram a forma como o maestro Paim entrou em suas vidas. O público presente levantou-se, aplaudiu e na mesma sintonia que os organizadores, manifestaram a Paim o carinho que merece pelo contributo na história da música Angolana. Jomo Fortunato que o diga!
.
Já nos anos 1985, Paim e outros integrantes do grupo SOS cantavam e faziam cantar. Aliás, por diversas vezes, outro astro da música angolana, Paulo Flores, revelou ter contado em grande medida com a "formatação" de Kambuengo. Paulo chegou a atribuir, num passado recente, um diploma e os valores de vencedor de um concurso (cujo nome não nos vem agora à mente) ao seu companheiro Paim. Não sendo o único, Nelo Paim, o prodigioso tecladista, é também produto do trabalho do irmão, que possui tão-somente um dos melhores estúdios de música em Luanda.
.
A carreira de Paim viria ser maculada por ausações de envolvimento em tráfico de drogas, quando se encontrava a residir em Portugal. Passada a núvem, Paim regressou a terra, sem nunca ter posto a música de parte. E já nos últimos anos, numa interacção com gerações mais recentes, fez um dueto com Matias Damásio, um convincente talento nascido no subúrbio da cidade de Benguela. O resultado não podia ser outro, que não o sucesso.
.
Recorde-se que o Top dos Mais Queridos edição 2009 foi conquistado na final pelo artista Yuri da Cunha, que concorreu com Caló Pascoal, Pérola, para só citar alguns. Na categoria do prémio da crítica, Gabriel Tchiema, um investigador dos ritmos do leste (Lunda Cokwe) recheado de trova, foi o vencedor, de uma corrida em que participaram Margareth do Rosário, Patrícia Faria, entre outros.
.
O blog Angodebates manifesta aos organizadores, homenageados, vencedores e participantes os seus parabéns. O que há de construtivo na música angolana deve ser, sim, enaltecido!
.
(Foto retirada do Blog http://poesiangolana.blogspot.com/)
Gociante Patissa, Benguela 03 Outubro 2009
Share:

1 Deixe o seu comentário:

Cibernauta disse...

"Parabenizo" também todos os intervinientes na grande festa. Quanto a Eduardo Paim k não se esqueça que "mais vale merecer Honras e não tê-las, do k tê-las sem as merecer".
O "menino show" xstá de Parabéns, não deixo de confessar que foi uma surpresa para mim pois pensei que nesta edição a "encomenda" do vencedor a muito estava feita pela proximidade ao poder de certas concorrentes. Como foi bom xtar errada, pois acredito assim k a xcolha foi mesmo do Povão.

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas