domingo, 25 de outubro de 2009

Debate: "Qual é a sua opinião sobre o novo Bilhete de Identidade Angolano?"


Share:

5 Deixe o seu comentário:

Amélia Ribeiro disse...

Olá Amigo Patissa!

Olha eu gostei de ver o B.I. do meu Amigo!

Não sei porque, mas estou-te achando tristinho...!

Espero que seja só impressão minha!

Um beijo de Portugal!

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Oi A.C, minha querida amiga
Estou animado e muito obrigado pela observação.
Beijos daqui!

Edson Macedo disse...

Meu caro. Este BI de novo só tem as penas. Como pode ele ter as faces dos dois presidentes? Numa altura em q se precisa de saber quantos trabalhamos o BI vem sem profissão? Onde está o mal nisso? Tiraram a raça. Se bem se mal, o q t posso dizer é q cada vez mais me sinto estrangeiro no meu país onde no aeroporto no Huambo, em Luanda e em Cabinda,, me pediram o passaporte e (em Luanda) me indicaram com alguma brutalidade: estrangeiro é daquele lado.
Dia 21 deste fui à Malange e o carro onde eu ía, sentado afrente no lado direito foi parado por todos os polícias q havia na estrada. Só nuam paragem me apercebi quando correu para o carro o homem da DNEFA assustado: "é estrangeiro né? é estrangeiro né?" e eu, tive q mostrar o BI, triste porque estava de carro a caminho da minha terra: MALANGE.
Novo bilhete, novo beneficiado de gorjeta e as mesmas filas de sempre porque sem bilhete continua muita gente sem poder fazer provas.
Como escreveu Neto... "Até quando Mussunda amigo!"

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Oi Edson, imagino que é uma situação difícil a de ser confundido com estrangeiro. Era bom que se pensasse noutros indicadores para a identificação dos cidadãos, algo mais profissional do que ver a tonalidade da pele. São importantes as questões q levantas e, talvez não seja de bilhete novo o que precisamos, mas sim de mentalidade, de mais fiscalização. De contrário, os vícios acompanham o avanço da tecnologia. Quanto à raça, recordo ter visto gêmeas mestiças, em que uma apareceu como raça mista e a outra como negra. A termos conceitos baralhados, é melhor omitir.
Abraços!

Cibernauta disse...

O novo BI não passa de um "cartão de militante" não declarado. Agora sim o "Ùnico Partido" deu uma goleada num só lance.
E porque não apresentar o verso??? É claro k não notariamos os "diamantes", nele exibidos. Mas estão lá no verso "forever, or not?"!!!!! Viva a (in)sensatez...

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas