segunda-feira, 11 de maio de 2009

Crónica: “O bunker”

O Rav-4 em que seguíamos pára ao portão. O polícia do lado de dentro faz um gesto giratório com o indicador direito, num claro “façam meia volta, retirem-se imediatamente!”. Só nesta altura nos lembramos de olhar para o relógio, que por acaso até marcava 17 horas e qualquer coisa. Será por ser tarde ou por ser sábado?

Nunca pensei que o Huambo tivesse algo que me fosse excitar algum dia, depois da impressão negativa de há quatro anos atrás – havia mexido demais com o meu lado sensível ver crianças menores de 15 anos fabricando carvão ou no biscato de camponeses para alimentarem os avôs, em aldeias e Ombalas (município da Tchicala-Tcholohanga) situadas a menos de 200 Km do Huambo sede, que já esbanjava Jeeps, “palácios” e concursos fúteis bem recompensados –. Mas volvidos quatro anos, curiosamente, estava eu (entre e com os amigos) ansioso, rezando para o polícia ser mais generoso. Era um “must” a visita à Chianga, a base da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA).

Chico Pobre, rico em dinamismo por sinal, desce do carro para abordar o polícia do lado de fora. Este, num misto de charme e autoridade, caminha em direcção contrária. Mas não resiste perante um Chico persistente e bem instruído a “representar” que vinha no carro um escritor ávido de explorar as potencialidades turísticas do Huambo. Exibia inclusive o livro, como que a dizer “é verdade mesmo, chefe!”. Passados poucos minutos, três outras viaturas juntam-se à fila, crescendo a onda de nobres motivos, e o polícia, “angolanamente”, permite a entrada.

Enquanto o carro segue à velocidade de funeral, vejo-me baralhado com tanto a ver, tanto a fotografar. E agora, falo mesmo assim!, a quem ainda duvida da legitimidade do Huambo em reclamar o estatuto de “Capital Ecológica” perguntem-lhe só se já visitou a Chianga…

Mas a surpresa estava ainda por vir. “Vocês já viram um bunker a sério?”, desafiava um turista encontrado no local. O nosso “não” era evidente no semblante apanhado desprevenido.

Só mais dois passos, estávamos à entrada do bunker… de Jonas Savimbi. Com todos os mitos que o nome e a guerra acarretam, estávamo
s entregues ao relato das façanhas “do mais-velho” na voz de um dos agricultores. Da parte do nosso guia, não faltou o convite para enfrentarmos a treva do antigo esconderijo de luxo do líder “carismático mas brutal”. A aventura era, no entanto, impossível para quem contava só com as lanternas dos telemóveis. Nem mesmo eu, cujo primeiro emprego foi andar em câmaras-escuras na revelação de rolos e impressão de fotografias a preto-e-branco, aceitei. Podia se dar o caso de existirem cobras ou outros bichos letais… e não ficava bem incomodá-los (portanto, uma questão de respeito ao próximo, não de medo…!).

Já a sair, vemo-nos forçados a testemunhar o filme de um casal fazendo amor no seu carrinho de vidros transparentes, bem à beira do lago, num local tão alcançável, tão de todos, que só mesmo a ditadura da libido justificaria tal egoísmo.

Manda a consciência de turista reconhecer que o rosto da cidade do Huambo melhorou acentuadamente. Fica até difícil lembrar-me daquela imagem anedótica de estradas com semáforos bons mas sem asfalto. “Agora o Huambo é outro”. E quando chegar a hora de regressar, levo mais uma lição comigo: o Huambo é para se ir conhecendo aos poucos. Nada melhor que voltar.

Gociante Patissa, Palácio de Vidro, Huambo 10 de Maio de 2009
Share:

4 Deixe o seu comentário:

Anónimo disse...

Obrigada Patissa
Por me levar a passear a esses lugares.
Bjs
Dulce

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Eu é que agradeço, cara Dulce o carinho do seu carinho. Não foi desta q consegui trazer-lhe a foto do maboqueiro, embora não faltasse vontade. Infelizmente o regresso foi (igualmente) pela via da Ganda, quando a planta abunda nas bandas do Balombo e Bocoio. Continua na agenda a preocupação.
Abraços meus!

kanuthya disse...

Aiué saudades do Huambo...
Feliz que tenhas ficado com melhor impressão desta vez :)

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Kanuthya, minha mana, curti o Huambo. É verdade que ainda é das cacimbas que saiu a água, eqto as torneiras aguardam pelos "esforços do governo", mas o balanço é positivo.

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas