sábado, 7 de março de 2009

Crónica: O contrato de arrendamento

“O Manuel hoje vai à escola?”, questionou-me a proprietária do anexo em que vivo.

“Não, não vou à escola…”, respondi-lhe, curto e desconfiado.

“Então não vai sair…?”, insistiu com aquele sorriso mecânico, próprio de quem sabe o que quer apesar de tantas voltas.

“Não, não vou sair”, garanti, mas logo vi que eram apenas 18 horas, e emendei: “Não agora”.

“A tia queria falar com o Manuel…”, insiste ela como sempre, tratando-me por Manuel, como se não tivéssemos assinando um contrato de arrendamento (onde obviamente se pode ler o meu verdadeiro nome) antes de embolsar os meus lindos Dólares.

“Por mim, podíamos falar agora, se lhe dá jeito.”, saí com essa, usando a técnica “ocidental” de dizer à pessoa justamente o que quer ouvir.

Lá puxou duas cadeiras da sala dela, que fica a um passo da minha janela, ou seja, no quintal que partilhamos. Sentados frente-a-frente, tomou a iniciativa: “Bom, Manuel, eu já queria conversar contigo ontem, só que não deu tempo”, justifica ela.

Coloco-me, então, a fazer escuta activa. Sigo, paciente, o relato, inferindo que iríamos desembocar (apenas) na relação de vizinhos. Mas a kota surpreende: “É para falar do nosso contrato”.

Esforcei-me o máximo para disfarçar o que me passava pela cabeça. É que, curiosamente, a nossa relação perdeu o sentido afectivo (como é cultural de nós africanos, que temos um parentesco por afinidade muito amplo) por causa do desrespeito ao contrato. Tanto recalcamento, que do “bom dia”, “boa tarde”, não passamos. De um lado, o inquilino, cansado de esperar que a senhoria concluísse obras como se comprometeu, já lá vão 15 dos 18 meses; Do outro lado, a senhoria, vizinha por sinal, levando a vida na defensiva (“tipo nada”).

Bom, voltando ao ponto, diz-me a mais velha que o contrato termina dentro de três meses, e com isso, exerce a obrigação de sondar a intenção inquilino. Entretanto, curioso é o facto de se lembrar tão atempadamente desta cláusula quando, e o que seria mais fácil, desconhece o nome do cliente.
“Costumo ser sincero”, iniciei, “estou à procura de um espaço maior, mas está difícil…”

“Ahã!, para casar já, né?”, interrompeu-me, muito inconveniente para o meu gosto.

“… Não é por aí!”, repudiei como quem diz espaço maior é para casar, Caramba?! “É por causa dos meus papéis, já quase não há espaço na mesa. Se não aparecer até lá, penso estender o nosso contrato só para seis meses. Já não aguento um ano e meio”, abri o jogo.

“É isso mesmo! Também penso fazer contrato diferente, de seis-seis meses. Por isso, e como tenho uma conta com um mestre da obra naqueles lados do “Kamatondo”, então queria ver se adiantavas já seis meses, filho. Também já falei com o outro do anexo ao lado”.

Mais palavras, menos palavras, eu disse à senhoria que não tinha fundos para o adiantamento de seis meses, o que só conseguiria, provavelmente, no fim de Maio. Foi no fundo um truque, na esperança de que até lá consiga, de facto, um espaço maior para arrendar.

“Então, Manuel, já não vai dar para continuar, mas pode ficar à vontade nestes três meses que faltam. Só não queria surpreender”, sentenciou, como boa cumpridora de contratos que (não) é.
Share:

2 Deixe o seu comentário:

Soberano Kanyanga disse...

Amigo Patissa,
Junta as migalhas, paga a renda mas trata tb de comprar um terreno (se ainda não tens) e vai: bloco a bloco, grão a grão, erguendo o teu castelo. Não te enerves se alguém te jogar pedras. Com elas construas o teu Castelo.
Já tive casa e agora pago renda... Mas a primeira coisa que fiz foi construir uma na minha fazenda e comprar um terreno em Luanda, onde aos poucos vou colocando pedras e outros inertes. Já diziam os Ndengues do Kota duro que "na casa de renda o sonho nunca acaba"...

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Na próxima semana, se tudo correr como deve, já terei um novo espaço para morar. Não é grande nem responde aos meus desejos, mas é maior que o espaço onde ainda moro.

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas