terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Quando a força para a mudança reside (só) na palavra

Qual é o lugar da palavra, que é o rosto do sonho? Que “as acções valem mais que as palavras”, lá está um ditado que se afigura bastante pragmático na nossa “vida real”. Do jeito: matar a cobra e mostrar o pau. O que se quer hoje (em qualquer parte do planeta) é julgar obras, pensamentos, enfim, a vida, de uma perspectiva de resultados. Ou não seria a nossa era comandada pelos ventos da industrialização e da ciência.

Entretanto, “encaixados” neste paradigma, esquecemo-nos por vezes que as tais “grandes” acções, “brilhantes” pessoas, ou seja, as realizações de modo geral, nascem de sonhos, que mais não são do que a expressão da palavra, livre, viva e ilimitada. E aqui, convenhamos, haveríamos que dizer que mais forte do que as acções só mesmo a palavra (com o poder de vir a ser).

Frequentávamos a iniciação ou a primeira classe ainda no Monte-Belo/Bocoio e ouvíamos com agrado nossa mãe, Emiliana Tchitumba Gociante, dizer: “se você estudar, o governo vai te dar carro”. Podíamos não ter ideia clara de “governo” nem da distância/futuro, mas ter carro era um sonho doce…! Que belas memórias!

Medo da utopia? Que mal tem ela? Como dizia um académico durante um dos debates radiofónicos que realizo, “a utopia é que dá sentido à vida do homem”. Mesmo que custe “aceitar”, despidos da utopia não passaríamos de “máquinas” com os passos, o tempos e as manobras dentro de uma “caixa” rigorosamente esquematizada. A esperança, a mesma que nos faz levantar e sacudir a poeira em cada queda que levamos, é prima-irmã da utopia.

Na década de 90 em que soavam bem alto as armas e o fumo da pólvora espalhava lágrimas por esta Angola, “evadir-se” para o estrangeiro era o sonho de muito boa gente. Como se já não bastasse a guerra, humilhavam muito mais as rusgas e as consequentes corridas fugindo do recolher obrigatório para o cumprimento do serviço militar obrigatório (para aqueles cuja consciência rejeitava entregar-se voluntariamente - e ainda bem que já terminou e o pensamento é reconstruir e desenvolver nosso amado país).

Todo o mundo desejava abandonar Angola o mais rápido possível. Mas o problema começava mesmo pela falta dos “famosos” USD mil e 200 de passagem. “Nós” ambicionávamos ir para além de Portugal, pelo que nos dedicamos ao aprendizado da língua inglesa, recorrendo a gramáticas velhas em qualquer parte (às vezes até recuperando folhas usadas como canudo para venda de ginguba nas praças). É que nem dinheiro para frequentar um curso na “Ciliestre” tínhamos. Não chegamos a sair do país para formação, como tal, mas ganhamos imenso aperfeiçoando “mais uma” língua estrangeira, para além de engrossar a cultura geral (como diz o professor de francês da Universidade Pública, Nzau Suka, “cada língua veicula uma cultura”).

Em 1999, quando frequentávamos o médio ainda, decidimos entre amigos fundar uma Organização humanitária, tendo como principal “combustível”, a capacidade de intervir face aos os imensos problemas sociais. Experiência? Zero! Dinheiro? Quase-nada! Idade? Menos de 22! Depois de mobilizados mais de oito membros e feita a formalização junto do Notário, revelavam-se dois grandes problemas: falta de espaço para reuniões e a recusa de alguns membros em servir algo para fins não lucrativos, numa altura em que ONG era sinónimo de “bwé de Dólares”! “Queríamos agradecer a vossa comparência. Hoje, mesmo depois de pedir a sala, parece que o guarda não trouxe as chaves. Mas isso vai acabar, estamos a lutar para termos já a nossa própria sede/escritório”, era frequente dizermos enquanto líderes da "coisa" (na verdade, a única certeza que tínhamos era a nossa palavra). Contudo, umas ideias somadas a parcerias viriam “oferecer” um escritório alugado em 2001.

Fora disso, a mais “trágica” das palavras foi quando em 2000 tive um “fim-de-contrato” da Sonamet, numa altura em que muito precisava trabalhar, ao ponto de ter desistido de estudar (a proliferação de fotógrafos ambulantes havia feito baixar o meu rendimento enquanto fotógrafo e tive de encostar a milagrosa “cannon” AF-8 do meu irmão Amos Patissa). “Se até aos 35 anos a minha vida não mudar, eu me mato”, desabafava com pessoas mais próximas. Não me lembro de ter visto um rosto indiferente toda vez que o dissesse. Naturalmente, com o trabalho, humildade e empreendedorismo, a página está consideravelmente virada…!

Os meus exemplos não serão os maiores do mundo (logicamente!), mas são os que melhor domino e posso partilhar por enquanto. Não há nada mais forte do que a palavra. Ou, já para meio-termo, a sugestão é de Marcel Proust: “se sonhar um pouco é perigoso, a solução não é sonhar menos e sim sonhar mais”.

Fica mais um abraço do vosso
Gociante Patissa
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas